SAMU

Saúde

Ações marcam Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Profissionais realizaram aulas práticas com a comunidade

Publicado em: 30/08/2017 por William Castro

Serviço de Atendimento Móvel e Urgência

Ações marcam Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Pela primeira vez, Imperatriz comemora a data e participa do movimento. (Foto: Assessoria)

Prefeitura, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta quarta feira, 30, série de atividades, para comemorar o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, lembrado ontem. O objetivo é mostrar manobras importantes que salvam vidas e diminuir a mortalidade decorrente da parada cardiorrespiratória (PCR).

Informações e instruções sobre como reconhecer uma parada cardíaca e como iniciar o atendimento, até que a equipe do socorro chegue ao local da ocorrência, foram levadas às pistas de caminhada do aeroporto local e do Complexo Esportivo Barjonas Lobão.

“É importante que todos estejam atentos aos sintomas de forma que possa identificar uma parada e tomar as medidas cabíveis” – explica o coordenador do SAMU Regional de Imperatriz, Alexandro Freitas. Ele ressalta que realizando os procedimentos corretos, aumentam-se as chances de vida do paciente.

Segundo dados da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora (FAME), no Brasil, por ano, cerca de 100.000 pessoas sofrem parada cardiorrespiratória, fora dos hospitais. Destas, 84% acontecem em domicílios e o restante em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings centers, estádios, aeroportos, etc.

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é um movimento nacional, que surgiu no Maranhão e já na sua primeira edição, em 2014, contou com adesão de diversas cidades espalhadas pelo Brasil. Este ano é a primeira vez que Imperatriz participa do evento.

SAMU