Meio Ambiente

SERVIÇOS

Realizada a primeira remessa de recicláveis do Programa Novo Trilho

O material é destinado para Associação de Catadores de Recicláveis de Imperatriz

Publicado em: 22/08/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Realizada a primeira remessa de recicláveis do Programa Novo Trilho

Em menos de 07 dias o projeto já alcançou quase 130 quilos de recicláveis (Foto: Léo Costa)

Inaugurado na terça-feira (16) em Imperatriz pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI Multimodal S/A e Wastebank, o Programa Novo Trilho já está contribuindo com a parte ambiental e gerando renda para as famílias do Residencial Itamar Guará e bairros adjacentes. Em menos de 07 dias, o projeto já alcançou 129.767 quilos de recicláveis. Destaque para o papelão (92.516), Pet (18.103), alumínio (12.328) e ferro (6.82). A primeira coleta foi realizada na tarde de segunda-feira (21).

“Sabemos da importância da colaboração de parceiros e da população para que tenhamos um meio ambiente saudável. Essa parceria da Prefeitura com VLI e Wastebank, através do Programa Novo Trilho, veio para contribuir com o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e na geração de renda para comunidade com a comercialização dos recicláveis. Nesse sentido, a Semmarh tem desenvolvido ações de educação ambiental conscientizando os moradores de que os resíduos descartados não são apenas lixo. Quando a coleta e a reciclagem são feitas da maneira correta, o lixo vale muito. Os materiais descartados podem gerar renda”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A coleta dos resíduos é realizada pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana. O material coletado é destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, onde em torno de 250 famílias são beneficiadas, direta e indiretamente.

Francisco Ribeiro, analista de crescimento do Wastebank, faz avaliação positiva dos primeiros dias de funcionamento do projeto em Imperatriz. “Nos primeiros dias observamos uma boa aceitação da comunidade pelo projeto. Em poucos dias acumulamos mais de cem quilos de materiais recicláveis e já tivemos a primeira remeça encaminhada para a Ascamari”, disse Francisco Ribeiro.

A aposentada Edileusa Alves Correa, 63 anos, moradora do Itamar Guará, parabenizou pela implantação do Programa Novo Trilho em sua comunidade. “Foi muito bom porque a gente contribui com o meio ambiente e ainda recebe um dinheiro que ajuda na renda de casa. O meu, por exemplo, eu compro ração para os animais que encontro abandonado pelas ruas aqui do bairro”, informou Edileusa Alves.  

O Programa Novo Trilho foi implantado em Imperatriz na quarta-feira (16), na Avenida 01, Quadra 33, no Residencial Itamar Guará, ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa. O projeto, cujo objetivo é estimular o descarte consciente de resíduos sólidos, proteger o meio ambiente e promover a geração de renda, foi implantado através de parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, e o Banco de Resíduos WasteBank que tem foco no ecossistema da reciclagem e bancarização. Imperatriz se tornou a primeira cidade do corredor Centro-Norte VLI, que envolve os estados do Maranhão, Tocantins e Ceará, a ser contemplada com o Programa Novo Trilho.

O projeto leva às escolas, casas, condomínios, bairros, entre outros, espaços para descartar resíduos. O valor arrecadado pode, por exemplo, ser usado para aplicar melhorias aos locais. Vai desde um morador que quer pagar uma reforma em casa e, para isso, começa a reciclar (e a receber) pelos resíduos entregues nos pontos WasteBank. Ou ainda uma escola em que professores e alunos se unem pela reciclagem e resgatam recursos para promover melhorias no local.

Meio Ambiente