Limpeza Pública

LEVANTAMENTO

Limpeza Pública apresenta balanço de ações do primeiro bimestre de 2024

Equipe organiza os dados periodicamente para planejamento dos trabalhos e transparência pública

Publicado em: 08/03/2024 por Carlos Alcântara

Secretaria de Infraestrutura

Limpeza Pública apresenta balanço de ações do primeiro bimestre de 2024

Relatório bimestral registra um aumento de 10% no recolhimento de resíduos sólido comparado ao ano passado. (Foto: Assessoria)

Os primeiros dados levantados pela equipe técnica do Departamento de Limpeza Pública destacam o compromisso da Prefeitura em manter a cidade limpa e organizada. A contagem dos serviços promovidos no primeiro bimestre de 2024 apontam um crescimento na demanda comparada ao mesmo período do ano passado. Com isso, o levantamento ajuda o planejamento técnico e financeiro das ações promovidas diuturnamente, também atendendo critérios de transparência e gestão pública.

No relatório gerado, são contados mais de 2.300 km de ruas que receberam o serviço de varrição, além de cerca de 20 km de roço mecanizado em diversos pontos da cidade, que são organizados conforme necessidade, apontada pela equipe de fiscais e a solicitação dos munícipes pelos canais oficiais do Departamento. O leque de serviços do departamento ainda conta mais de 21 toneladas de resíduos domésticos coletados nos dois primeiros meses do ano.

Com isso, é registrado um aumento aproximado de 10% ao mesmo período no ano passado. Fato constatado pelos eventos externos promovidos recentemente, e que 2024 se trata de um ano bissexto, contribuindo pelo aumento de demanda dos serviços ofertados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), além de incrementar no volume de lixo gerado.

O secretário de Infraestrutura, Ítalo Ramos, destaca que “o levantamento serve para organizar não apenas os detalhes técnicos de operação dos serviços de limpeza, mas também prepara o uso mais eficiente do dinheiro público, podendo reorganizar a demanda de ações e equipamentos periodicamente, como o serviço de riachos, considerando que todos já receberam serviços de limpeza.”

O relatório destaca ainda que foram cerca de 1000 pedidos de remoção realizados no primeiro bimestre, entre pedidos de recolhimento de trecos ou de galharia. Os bairros Bacuri, Nova Imperatriz, Vila Lobão, Vila Redenção, Jussara e Centro lideram as solicitações de serviços nas segundas e terças-feiras, dias onde há maior registro de pedidos.

Ítalo lembra que é muito importante que a população continue dando retorno para os serviços promovidos pelo Departamento de Limpeza Pública. “É dessa forma que vamos melhorando nosso serviço e melhorando nossa relação com as pessoas. Por isso que temos o número do cata-treco ou o Alô Limpeza. Com isso estamos reduzindo nossos índices de atraso com o atendimento”.

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