Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal de Imperatriz recebe duas viaturas e aumenta sua frota de veículos

Viaturas foram doadas pelo governo federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Publicado em: 16/03/2024 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz recebe duas viaturas e aumenta sua frota de veículos

Os veículos vão atuar no âmbito do Plano de Ação de Segurança (PAS), e do Programa Nacional de Segurança Pública Com Cidadania (Pronasci II). (Foto: Edmara Silva)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), acabou de ser contemplada com duas viaturas que já estão incorporadas a sua frota de veículos, a partir deste sábado (16), para melhor servir a população do município. Viaturas foram doadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os veículos vão atuar no âmbito do Plano de Ação de Segurança (PAS), e do Programa Nacional de Segurança Pública Com Cidadania (Pronasci II).

Imperatriz foi selecionada entre os municípios que receberiam recursos do Programa Nacional de Segurança Pública Com Cidadania (Pronasci II), para investimento em ações que visam a diminuição de números de homicídios e feminicídios, entre outros crimes, quando do lançamento do programa, que aconteceu em Brasília em julho passado. Na ocasião, o então comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, representando a Prefeitura, participou da reunião de lançamento do programa.

Todos os presentes na reunião, participaram de uma rodada de discussão, em que os comandantes de guardas municipais e secretários de segurança dos municípios, foram convidados a darem sugestões e mostrarem boas práticas das experiências dos seus municípios, para integrarem o Pronasci II, lançado pelo governo federal, que liberou recursos, por meio de uma seleção de ações, dentre aquelas dentre aquelas que os municípios têm interesse em realizar.

O atual comandante da Guarda Municipal, Valterly Barros Costa, destacou a importância desse projeto no âmbito dos municípios. “Os municípios, agora, podem realizar uma atividade mais intensa de patrulhamento, oferecendo ao cidadão, um ambiente de tranquilidade e de segurança. Conte sempre com a Guarda Municipal de Imperatriz”.

Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, foi Instituído pela Lei nº 11.530, de 24 de outubro de 2007. Executado pela União, por meio da articulação dos órgãos federais, em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios e com a participação das famílias e da comunidade, mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira e mobilização social, visando à melhoria da segurança pública.

O Pronasci II, destina-se a articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.

Em razão dos desafios que envolvem médias e grandes cidades, a segurança é tratada de forma prioritária na gestão Assis Ramos. Além das ocorrências, a GMI também realiza capacitações, apoio às secretarias e operações com outros órgãos de segurança.

O Prefeito Assis Ramos, esteve presente no ato de entrega das duas viaturas, junto com o comandante Valterly Barros Costa e os Guardas Municipais que não estavam de serviço, na cerimônia que aconteceu no próprio quartel da corporação. O prefeito lembrou que foi em sua gestão que a GMI foi criada e fez referência ao comandante Valterly Barros. “Foi a nossa gestão que criou a Guarda Municipal de Imperatriz, uma guarda bem equipada, que já nasceu armada, dentro de todos os protocolos de nossa legislação e agora estamos entregando duas viaturas, que vieram do Ministério da Justiça, agradeço ao Ministro Flávio Dino, por ter autorizado que essas viaturas viessem aqui para Imperatriz, já tem uma outra viatura que estamos conseguindo por meio do Ministério do Trabalho, são parcerias que nós estamos fazendo para melhorar a segurança pública para nosso município”, relata.

“A Guarda Municipal não é apenas uma guarda que protege o patrimônio do município, mas sim que combate o crime, e que é muito elogiada em nossa cidade devido ao zelo que os GMIs têm com a população. Agradeço o empenho de toda a Guarda Municipal, na pessoa do comandante Valterly, do Josenildo e de todos os componentes da GMI, que combatem o crime em nossa cidade. Faço referência ao comandante Valterly Barros, e a gente segue em frente trabalhando”, pontuou Assis Ramos.

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), iniciou as suas atividades, no dia 20 de março de 2021, portanto em plena pandemia da Covid-19, portanto na próxima quarta-feira, completa 4 anos de ações de segurança na cidade e nos povoados da zona rural.

Guarda Municipal