Educação

LEITURA

Escola Moranguinho promove projeto de leitura com mais de 400 crianças

Ação faz parte da campanha nacional “Dia de Ler. Todo Dia!”

Publicado em: 09/04/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Moranguinho promove projeto de leitura com mais de 400 crianças

Alunos levarão livros para ler em casa em família (Foto: Patrícia Araújo)

Com objetivo de contribuir para a formação de leitores, aperfeiçoar habilidades, aguçar o desenvolvimento cognitivo, vocabulário e da escrita, a Escola Municipal Moranguinho, no Santa Rita, iniciou nesta terça-feira, 09, Projeto “Dia de Ler. Todo Dia!”. Na abertura oficial teve contação de histórias, com apresentação teatral, do conto infantil “Caixa de leitura”, uma produção autoral, que reuniu diversos personagens clássicos dos contos infantis.

“Quem não gosta de ouvir histórias, de ver pessoas caracterizadas dos personagens que costumam ver nos livros? Se nós adultos gostamos, imagina as crianças. Então, esse momento precisava ser especial, simples, breve, mas que encantasse os alunos, para que eles ao chegar em casa propaguem às famílias, quanto foi importante vivenciarem a leitura de outra forma”, declarou a coordenadora pedagógica Patrícia Sampaio da Luz.

Planejado ainda no início do ano, o projeto será desenvolvido no período de abril a setembro, com culminância programada para o dia 20. Nesse período, diversas atividades serão realizadas, envolvendo dinâmicas de leitura e análise dos livros; piquenique da leitura; leitura e reconto das histórias com professores e alunos e dramatização.  

A principal ação do projeto será o desafio de leitura, intitulado pelos próprio alunos de “Meu amigo livro”, direcionado as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, ao todo 446 estudantes, nos períodos da manhã e tarde. “Consiste no aluno, a cada terça-feira, a começar de hoje, levar um livro para casa,  fazer registro numa ficha especifica para a ação, compartilhar sua leitura com os colegas de turma, e assim cada semana repete-se o ciclo até setembro”, explicou a gestora, Solange  Ferreira de Sousa.

Com os obras literárias catalogadas e organizadas, a escola possui acervo suficiente para incluir todos os alunos.  A maioria dos livros foram adquiridos por meio de recurso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Pnaic, e pela contribuição da Secretaria Municipal de Educação, Semed.  Para incentivar ainda mais a participação dos estudantes, na culminância do “Dia de Ler. Todo Dia!”, os alunos com maior número de livros lidos receberão certificados.

Educação