consumidor

pesquisa

Procon Municipal aponta variação de até 239% no preço de materiais escolares em 2024

Foram pesquisados 252 itens, tais como lápis, borrachas, cadernos e canetas

Publicado em: 19/01/2024 por Rafael Pestana

Procon Municipal aponta variação de até 239% no preço de materiais escolares em 2024

Procon Municipal está localizado no Imperial Shopping, na BR-010, Jardim São Luís, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (19), O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor Municipal (Procon) de Imperatriz divulgou a Pesquisa de Preços dos Materiais Escolares 2024. A iniciativa pretende alertar pais e responsáveis para se atentarem e pesquisarem em mais de um estabelecimento antes de realizar a compra dos materiais escolares de seus filhos.

A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 17 e janeiro, em 4 dos principais grandes estabelecimentos revendedores de materiais escolares, detectou uma variação de até 239% durante a pesquisa na lista de material escolar. Foram pesquisados 252 itens, tais como lápis, borrachas, cadernos e canetas.

Os resultados mostram que muitos desses itens não sofreram variação de uma loja para outra. Por outro lado, o item que mais apresentou variação foi a caixa de lápis de cor MULTI 36 CORES. O item podia ser encontrado em um estabelecimento por R$ 20,49 ao passo que em outro já era revendido ao preço de R$ 69,56, uma variação de 239%.

O gestor de fiscalização do Procon Municipal, Alessandro Lima, acrescenta que, “a pesquisa é uma ferramenta útil para os pais a fim de que os mesmos possam se programar na hora de fazer a compra do material escolar. E se os pais constatarem alguma abusividade, seja do estabelecimento revendedor ou de alguma escola, podem procurar o Procon municipal”.

A lista completa, contendo todos os 252 itens da pesquisa, com seus preços, estabelecimentos e marcas, pode ser conferida no link Preços Material Escolar 2024. Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode se encaminhar ao Procon Municipal, que está localizado no Imperial Shopping, na BR-010, Jardim São Luís, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

consumidor