Assistência Social

AÇÃO

Prefeitura descentraliza serviços de saúde e cidadania para a Casa do Idoso Feliz

Atualização do título de eleitor, vacinação contra gripe e orientações de cuidados com o período chuvoso foram os destaques da ação

Publicado em: 22/03/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura descentraliza serviços de saúde e cidadania para a Casa do Idoso Feliz

Idosos recebem suporte para uma vida saudável e plena de direitos cívicos. (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Saúde (Semus) e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TER-MA), descentralizou serviços de saúde e cidadania para os frequentadores da Casa do Idoso Feliz. A ação se destacou pela oferta de serviços essenciais, como a atualização do título de eleitor e a vacinação contra a gripe, além de orientações de cuidados para o período chuvoso.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou que a iniciativa de descentralizar os serviços para a Casa do Idoso Feliz, facilita o acesso dos idosos a importantes recursos de saúde e cidadania. Ele acrescentou que a integração de esforços entre diferentes órgãos governamentais e a comunidade local é essencial para garantir que os idosos recebam o suporte necessário para uma vida saudável e plena de direitos cívicos.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, ressaltou que a oferta dos serviços em um único local é uma medida que beneficia significativamente os idosos, promovendo sua saúde, bem-estar, participação cívica e qualidade de vida em geral. “Além disso, essa iniciativa fortalece o vínculo com a comunidade e demonstra o compromisso da administração municipal com o bem-estar dos nossos idosos”, complementou Alessandra.

O coordenador da Atenção Primária, Railton Lima, pontuou ser preciso um cuidado especial em relação à saúde dos idosos. “Hoje, estamos vacinando todos os idosos da rede de Imperatriz com a vacina da campanha da gripe e passando orientações de saúde em relação a esse período chuvoso, para evitar a proliferação de doenças como dengue, Chikungunya, zika vírus, sabendo que a saúde do idoso tem que ter um cuidado mais especial”, declarou coordenador.

Além disso, os idosos puderam contar com o serviço de atualização do título de eleitor, proporcionado pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral, itinerante, que ofereceu serviços de atualização cadastral, transferência de título e emissão da 1ª e 2ª via.

Assistência Social