Agricultura

RECONHECIMENTO

Dia do Feirante lembrado pelo trabalho das mais de 400 pessoas nas feiras de Imperatriz

Para o secretário Kleyton Nascimento Silva, a data, além de importante, é necessária para representar a luta de um povo trabalhador e querido na cidade

Publicado em: 25/08/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Agricultura

Dia do Feirante lembrado pelo trabalho das mais de 400 pessoas nas feiras de Imperatriz

Em Imperatriz, ao todo são 405 feirantes, devidamente cadastrados pelo município, com total apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SAAP). (Foto: Edmara Silva)

O Dia do Feirante é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem ao dia da realização da primeira feira livre no Brasil, na cidade de São Paulo, no ano de 1914. Após esta criação, a comercialização foi oficializada no município, se estendendo para todo o Brasil, e em Imperatriz, não foi diferente.

Geralmente, os feirantes são produtores da agricultura familiar, que utilizam o espaço para venda de seus produtos. Os itens mais comercializados nas feiras são: frutas e hortaliças; aves, ovos e similares; pimentas e outros condimentos; quitandas (biscoitos, bolos, salgados); doces; leite, queijo e derivados; farinhas e cereais.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SAAP), é responsável por organizar, autorizar, fiscalizar e dar todas as condições de estrutura para a realização das feiras. Da interdição do trânsito nas vias públicas, nos locais onde a medida é necessária, à limpeza das ruas após o término da feira.

Acordar cedo todos os dias para proporcionar aos consumidores mercadorias fresquinhas, organizar e abrir a banca na feira, é uma árdua e longa jornada para esses profissionais, que ainda continuam pelo resto do dia com o sorriso no rosto, vencendo muitas vezes o calor, a chuva e as adversidades, para sempre proporcionar o melhor atendimento possível. O feirante tem uma das profissões mais antigas e conhecidas do mundo e neste dia 25 de agosto é comemorado o seu dia.

Para o secretário Kleyton Nascimento Silva, a data, além de importante, é necessária para representar a luta de um povo trabalhador. “Na gestão do prefeito Assis Ramos, damos apoio aos feirantes e as feiras do município, pois sabemos o quanto eles dependem destes espaços, com boa infraestrutura e apoio da Prefeitura, através de nossa secretaria, para fomentar os seus negócios, escoar suas produções e gerar renda para o seu sustento e subsistência de suas famílias”, afirma o secretário, que parabeniza os feirantes pelo seu dia.

As feiras são muito importantes para os pequenos agricultores, que sabem que podem contar com o escoamento de seus produtos com uma determinada frequência. Nelas têm feirantes e produtores de vários itens, dos quatro cantos de Imperatriz. Além de gerar renda, eles têm mais estímulo em participar como feirante e ajudar uns aos outros. “Há casos em que há a produção na propriedade, mas é o vizinho quem leva as mercadorias para vender na feira, fomentando toda uma cadeia de negócio e geração de rendas para várias famílias do município. Obrigado por fazerem tanto. Feliz Dia do Feirante”, conclui o secretário.

Em Imperatriz, ao todo são 405 feirantes, devidamente cadastrados pelo Município, com total apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SAAP).

Benedito Aniceto, feirante e presidente da Associação dos Feirantes da Feira da Nova Imperatriz, destacou os bons negócios. “Temos venda boa, temos peixe, a galinha caipira, a verdura, os legumes, frutas. Nossos feirantes são preparados para receber pessoas daqui e de outros lugares, como Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Davinópolis, João Lisboa e outros municípios”, pontuou Benedito.

Agricultura