SEDES

Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) é responsável pela execução da Política de Assistência Social na cidade de Imperatriz, em articulação com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema único de Assistência Social. A SEDES garante a proteção social básica e especial para os grupos sociais que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através da oferta de benefícios, serviços, programas e projetos. Sua efetivação dar-se-á através de um sistema de programas públicos que são disponibilizados nas principais áreas do município. Neles, a população pode obter atendimentos, orientações e encaminhamentos, conforme sua necessidade. A SEDES também dá orientações sobre benefícios de prestação continuada (idoso com mais de 65 anos e pessoas com deficiência), e concede benefícios eventuais, que estão normatizados pela Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993(LOAS); Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012 (NOB SUAS); Decreto nº 6.307, de 14 de dezembro de 2007. No DF estão regulamentados pela Lei N.º 5.165, de 04 de setembro de 2013, Decreto N.º 35.191, de 21 de fevereiro de 2014 e Portaria N.º 39, de 07 de julho de 2014 e classificam-se nas seguintes modalidades:
 
• Auxílio natalidade;
• Auxílio por morte;
• Auxílio em situações de vulnerabilidade temporária;
• Auxílio em situações de desastre e calamidade pública.

Programas sociais: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Banco de Alimentos, Bolsa Família, Casa da Criança, Casa de Passagem, Casa Lar, Casa do Idoso, Casa dos Conselhos, Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Conselhos Tutelares, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Pronatec, Minha Casa Minha Vida, Restaurante Popular, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan). 

Atendimento: 8h às 14h de segunda à sexta.

Contato: sedes@imperatriz.ma.gov.br

Endereço: Rua Hermes da Fonseca, 49 – Centro

Secretária

Secretária Janaína Lima Araujo Ramos

Imperatrizense, filha de Antônia Sipaúba Lima e Marcílio Dias de Araújo. Casada com Assis Ramos com quem tem um filho, Gabriel de Assis. É formada em nutrição pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - Unisulma e especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva pela Inespo. Janaína sempre atuou na sua área de formação na iniciativa privada. Logo após sua formatura começou trabalhar na empresa Masan Alimentos e Serviços LTDA exercendo a função de nutricionista na matriz em São Luís. Após seis meses de atuação na empresa foi promovida e transferida para a filial de Imperatriz, onde exerceu a função de Responsável Técnica e Nutricionista. Na nova função, Janaína atuou em diversas áreas como Administrativa e de Recursos Humanos. Lidava com gerenciamento de processos e de pessoas, realizando por muitas vezes atividades relacionadas a admissão, entrevistas e demissão de funcionários. Era responsável também pela fiscalização de outras filiais da Masan que existiam nas cidades da região, como as de Porto Franco, João Lisboa, Amarante e São Pedro da Água Branca. Além disso, Janaína era responsável ainda pelo abastecimento das unidades e pela emissão de notas fiscais de compras semanais destas filiais. Segundo a gerência da Masan, em carta de recomendação, Janaína exerceu sempre com afinco e muita responsabilidade as suas funções, desenvolvendo um ótimo trabalho durante os quatro anos que esteve a frente da filial de Imperatriz. Pós graduação em andamento, em Gestão Pública, com ênfase em Direito Público. Concluiu o curso de Introdução à Avaliação de Impacto para Programas Sociais, oferecido pelo Ministério da Cidadania,  em julho de 2019.