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FUNCIONALISMO

Valorização marca Dia do Servidor público do Município

Dentre as conquistas dos servidores estão reajuste, equiparação salarial e antecipação da primeira parcela do 13ª no aniversário.

Publicado em: 27/10/2022 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Valorização marca Dia do Servidor público do Município

A Prefeitura de Imperatriz valoriza o servidor público municipal. (Foto: Edmara Silva)

Instituído pelo presidente Getúlio Vargas por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, o Dia do Servidor Público é uma das datas populares e representativas do calendário. Em popularidade ela perde apenas para o Dia do Trabalhador, ou Dia do Trabalho, pela sua maior abrangência na sociedade.

O Dia do Servidor ou do funcionário púbico, como também é chamado, serve para lembrar e reconhecer o trabalho de milhares de profissionais que dedicam suas vidas a atender o público em qualquer uma das três esferas de governo.

No Município de Imperatriz são cerca de 10 mil servidores, já inclusos os aprovados no concurso público da gestão anterior, e da primeira gestão do prefeito Assis Ramos. A Educação é a maior área em número de servidores no Município.

A procuradora-geral do Município, Alessandra Belfort, analisa que a data é motivo de comemoração pela importância do trabalho exercido por cada um.

“O servidor público é quem movimenta a máquina administrativa e permite que as políticas públicas cheguem ao cidadão e por consequência o servidor acaba sendo um agente transformador da sociedade”, destaca Alessandra Belfort.

O prefeito Assis Ramos faz questão de declarar, em eventos públicos ligados aos servidores, que sua gestão reconhece e vem valorizando o funcionário público com várias ações. Dentre elas estão reajustes salariais, equiparação de salários, antecipação da primeira parcela do 13 º Salário conforme a data de aniversário e, principalmente, a realização de concurso público. Além de realizar um concurso em 2019 cujos aprovados estão sendo chamados gradativamente, a gestão Assis, ainda, convocou aprovados no concurso de 2012 graças a um acordo judicial.

“Como todos sabem, nossa gestão é voltada para o servidor porque valorizamos o servidor, até porque também sou servidor. E uma das melhores formas de valorizar o servidor é realizar concurso, treinamentos e estamos fazendo o possível para prestar, cada vez mais, um bom serviço para nossa população”, diz o prefeito Assis Ramos.  Um exemplo de valorização de servidor vem da PGM.

“A gestão Assis Ramos valoriza o servidor público em todos os sentidos. A prova dessa afirmação é que eu sou servidora  efetiva que ocupa cargo de gestão, algo inédito no Município de Imperatriz”, reconhece Alessandra Belfort.

O secretário de Administração e Modernização, Alex Silva, destaca que os servidores públicos são fundamentais para a gestão e que atendendo orientação do prefeito Assis, sempre abriu o gabinete para ouvir e atender as demanda dos servidores.

Como qualquer outro trabalhador, o servidor público tem como atribuição desenvolver um bom trabalho e suas ações refletem direto na gestão municipal por seu público ser os próprios servidores e a população em geral.

“Essa data é importante por que é comemorado o nosso dia. Nos sentimos valorizados por termos uma data destacada”, comemora a chefe do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Imperatriz, Aguidaci Jorge Pereira de Freitas. Com 30 anos de serviços, ela não esconde o orgulho pelo serviço que desenvolve voltado para o público interno e externo.

“Eu, como servidora pública, me sinto honrada em poder atender bem o servidor que aqui chega para ser atendido com a pretensão de colher informações de acordo com o que vem requerer”, comenta Aguidaci de Freitas.

Com 18 anos de atividades no cargo de técnico em administração nível médio, lotada na Secretaria de Administração e Modernização (Seamo), dona Dilva Silva Magalhães tem uma definição pessoal para servidor público.

“Para mim, o servidor público é um servidor do povo, da sociedade, não é individual. Ele é diferenciado por ser o braço da gestão junto ao povo”, diz a servidora que é uma das referências da pasta.

Dona Dilva justifica sua definição para afastar a ideia banalizada por algumas pessoas de que o servidor é “Marajá”, não trabalha ou pouco trabalha.

“O servidor tem uma responsabilidade muito grande em atender bem, tanto o público quanto o próprio servidor municipal que, em alguns casos, chega a secretaria insatisfeito e pronto para até atacar a gestão. Mesmo assim nós, os servidores na secretaria, temos que receber esse servidor com um sorriso nos rosto, e primeiro de tudo, saber ouvir, para depois ter uma resposta sensata e justa”, finaliza dona Dilva.

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