Notícias

SAÚDE

Unidade Móvel Oncológica realizou mais de 50 mil atendimentos em 2022

Descentralização dos atendimentos ampliaram os números de serviços para a população

Publicado em: 11/01/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica realizou mais de 50 mil atendimentos em 2022

O trabalho itinerante da unidade móvel tem possibilitado que a população seja atendida como mais eficácia (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), tem investido na ampliação dos serviços de saúde para a população, principalmente nos bairros mais afastados. Como resultado, em 2022 foram realizados  55.321 mil atendimentos na Unidade Móvel Oncológica em Imperatriz.

O levantamento anual, foi realizado pela coordenação do setor oncológico do município. O relatório ainda aponta que, 1.689 pessoas receberam resultado positivo para câncer, e foram encaminhadas para os profissionais responsáveis para seguir com o tratamento especializado.

Segundo o secretário de Saúde, Alcemir Costa, o empenho das equipes de saúde tem grande impacto nos resultados positivos. “Temos trabalhado constantemente, para levar ao maior número de pessoas, um atendimento de qualidade. A unidade móvel possibilita a descentralização dos atendimentos, o que faz nossas equipes alcançarem ainda mais a nossa população”, ressaltou.  

Durante todo o ano, a unidade móvel, também conhecida como ônibus rosa, atende de forma itinerante a população nos bairros de Imperatriz e zona rural, com foco na prevenção do câncer de pele, colo do útero, mama e próstata.  

Para 2023, o cronograma de atendimento foi divulgado, e de acordo com a coordenadora do setor oncológico, Vilenice Batista, as ações continuam com o principal objetivo de atingir o maior número de pessoas, para que assim, a comunidade consiga se prevenir e ter um diagnóstico precoce do câncer.

A unidade móvel tem capacidade para realizar até 190 exames diários e cerca de 40 pequenas cirurgias. O ônibus rosa tem dois pavimentos, com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).

Notícias