Notícias

CONSCIENTIZAÇÃO

Trânsito seguro é tema de palestra nas escolas Jisca e Santa Rita

Objetivo é conscientizar os alunos e mobilizá-los para ações de segurança viária

Publicado em: 25/11/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Trânsito seguro é tema de palestra nas escolas Jisca e Santa Rita

Equipe do projeto durante atividade realizada com alunos (Foto: Maira Soares)

Educar os futuros condutores para um trânsito mais seguro e democrático. Esse é o objetivo do projeto ‘Trânsito Seguro’, desenvolvido nesta semana por instrutores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) nas escolas Jisca, no Ouro Verde, e Santa Rita, na Boca da Mata. Palestras reforçam a conscientização de crianças e adolescentes no trânsito de Imperatriz.

A coordenadora Terezinha Miranda, do Departamento de Educação para o Trânsito, destaca que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), segundo o artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Nós interagimos com os alunos, tiramos dúvidas e orientamos sobre os dispositivos de segurança viária”, disse.

Ela ressalta que o projeto ‘Trânsito Seguro’ contribui para a formação dos adultos de amanhã nas vias públicas de Imperatriz, visando reduzir os riscos de acidentes de trânsito ao adotar procedimentos corretos de como utilizar a faixa de pedestres. “Orientamos os alunos, e a comunidade em geral, a se posicionar no meio da faixa e acenar para o veículo parar, dando-lhe preferência na travessia no dispositivo”, aconselha.

O instrutor Marcos Vinicius observa que “crianças da educação infantil assistem palestras com vídeos educativos, interpretam sobre placas de sinalização, faixas de pedestres e conjuntos semafóricos que reforçam a segurança viária de motoristas e pedestres em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão”.

As ações educativas, segundo ele, "foram ampliadas em salas de aula, mas também por blitz educativas em vias públicas, como, por exemplo, no 18 de novembro, Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidente de Trânsito, realizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro, com distribuição de panfletos e mobilização da sociedade de Imperatriz”, concluiu.

Notícias