Trânsito e Transportes

SEGURANÇA VIÁRIA

Videomonitoramento auxilia na segurança viária e combate à criminalidade

Sistema funciona 24 horas em 10 pontos estratégicos da cidade

Publicado em: 13/03/2023 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Videomonitoramento auxilia na segurança viária e combate à criminalidade

Central de videomonitoramento auxilia em ocorrências de trânsito em pontos estratégicos de ruas e avenidas de Imperatriz (Foto: Setran)

Trabalho de reforço da fiscalização, da segurança viária e o combate à criminalidade, ação realizada em parceria com outros órgãos das forças de segurança em Imperatriz, está sendo possível graças ao uso da tecnologia com o monitoramento realizado 24 horas pelas câmeras implantadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).

No geral, estão sendo monitorados 10 pontos, sendo eles: dois na Beira Rio; um no Calçadão, com Rua Simplício Moreira, no Centro; BR-010, com Avenida Dorgival Pinheiro, Entroncamento; Avenida Babaçulândia, em dois pontos, na Vila Lobão; nova rodoviária, no Jardim Tropical; Rua Simplício Moreira, cruzamento com a Avenida Santa Teresa, e na Praça da Cultura, no Centro.

“Temos agentes de trânsito 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. E continuamos atendendo os procedimentos de solicitação de imagens após emissão do boletim de ocorrência na Polícia Civil”, explica o coordenador da Central de Videomonitoramento da Setran, Flaviano Carvalho.

Segundo ele, a utilização da tecnologia é de fundamental importância no pronto-atendimento de ocorrências, como, por exemplo, o sinistro de trânsito que aconteceu semana passada na Avenida Pedro Neiva de Santana, na Vila Lobão. Toda ocorrência foi acompanhada, em tempo real, pelos agentes de trânsito deslocados para garantira a segurança viária e a fluidez do trânsito até a chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Monitoramento

O sistema de videomonitoramento também auxilia na fiscalização de trânsito, ferramenta tecnológica que atende à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 909/2022. Todos os pontos com câmeras estão devidamente sinalizados, alertando ao condutor para redobrar a atenção ao trafegar pelas regiões monitoradas.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, assinalou que, gradualmente, todos os 30 pontos do sistema de videomonitoramento estarão em pleno funcionamento para reforçar a segurança viária e da população. “As imagens geradas pelas câmeras são gravadas e monitoradas, em tempo real, pelos agentes de trânsito que, em casos de ocorrências, acionam as viaturas de áreas para atendimento de sinistros ou infrações de trânsito”, concluiu.

Trânsito e Transportes