Trânsito e Transportes

MAIO AMARELO

Setran realiza palestra sobre mobilidade urbana e cidadania em empresa de energia

As palestras vão continuar durante todo o ano

Publicado em: 29/05/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza palestra sobre mobilidade urbana e cidadania em empresa de energia

Terezinha Miranda e equipe do DET, na Equatorial Energia. (Foto: Maira Soares)

Na reta final da programação do movimento “Maio Amarelo”, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), realizou nesta segunda-feira (29), uma palestra para aproximadamente 60 colaboradores de Imperatriz da Equatorial, empresa concessionária de energia elétrica no estado.

As atividades do “Maio Amarelo” encerram dia 31, mas as palestras vão continuar em escolas e empresas. Na palestra de hoje foram abordados temas sobre a segurança no trânsito com ênfase para a mobilidade urbana e a cidadania no trânsito.

“Nós estamos trabalhando a temática segurança no trânsito, 'No trânsito, escolha a vida', durante o ano inteiro”, ressaltou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda. Na palestra de aproximadamente 1 hora de duração a segurança no trânsito começou pelo básico que é o respeito a legislação.

Nós iniciamos a palestra com a apresentação de vídeo motivacional que aborda o nosso nascimento, crescimento, nossos sonhos, graduação formação de família, conquistas de ingresso no mercado de trabalho, enfim após todas as conquistas, a imprudência, a intolerância, a alta velocidade, a ultrapassagens, o álcool ou outras drogas psicoativas e quando interrompemos nossos sorrisos e sonhos. Quanto vale a vida de seu filho? Nossa família? Nossos pais?”, ressaltou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

Ela destacou que o alerta que faz nos encontros: “Seja prudente no trânsito, no trânsito não mate, não morra. Todo erro gera uma consequência e toda consequência gera um pecado”.

Ainda durante a palestra, o professor Marcos Vinicius Pereira da Silva abordou sobre a parte mecânica dos veículos como as revisões obrigatórias e as infrações de trânsito e a Agente de Fiscalização de Transporte Público Cristina Rodrigues encerrou com uma dinâmica.

“As palestras sempre superaram as nossas expectativas. A equipe da Setran, liderada por dona Terezinha, tem muito conhecimento e a palestra que trouxeram para a gente não foi nem palestra, foi uma aula, muito boa e agradecemos muito. E agora vamos por em prática esse leque de informações que nos foram repassadas”, disse o representante da CIPA, a área de prevenção de acidentes da Equatorial Energia, Lucas Silva Oliveira.

O encerramento do “Maio Amarelo”, será dia 31 às 7h com um bate-papo com colaboradores da indústria Suzano, no Povoado Trecho Seco, na zona rural de Imperatriz.

Trânsito e Transportes