Trânsito e Transportes

MAIO AMARELO

Setran realiza palestra na Associação Pro-Idosos de Imperatriz

A momento foi uma oportunidade para falar direitos e deveres no trânsito

Publicado em: 16/05/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza palestra na Associação Pro-Idosos de Imperatriz

Participantes também foram orientados sobre regras que melhoram a segurança no trânsito (Foto: Maira Soares)

Os direitos e deveres dos idosos no trânsito foram abordados durante uma palestra ministrada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), na manhã desta terça-feira (16), na Associação Pro-Idoso de Imperatriz. A palestra faz parte da programação do movimento “Maio Amarelo” desenvolvida pela pasta.

Durante o encontro de aproximadamente uma hora e meia de duração a coordenadora do DET, Terezinha Miranda e o técnico Marcos Vinicius Pereira Silva, abordaram sobre vários assuntos e tiraram dúvidas das pessoas presentes.

“Nós falarmos sobre os direitos e deveres dos idosos por que a sociedade pouco respeita os idosos no trânsito, e principalmente, em travessia, faixa de pedestre e aqui nós conscientizamos sobre isso e tiramos dúvidas”, explicou Terezinha Miranda.

A coordenadora apresentou uma novidade que agradou muito os idosos a emissão gratuita do Cartão do Idoso, que dá direito ao estacionamento em vaga exclusiva para essa faixa etária.

A Setran não fornece mais o adesivo para veículos com a indicação “Idoso”. O dispositivo foi substituído por um cartão que pode ser colocado e retirado do painel do carro conforme a necessidade.

A professora aposentada Suzana Freitas aprovou a palestra da Setran, a qual disse ter tirado muitas dúvidas.

“Foi sensacional, tiramos as dúvidas e eles foram muito precisos em explicar. Achei legal a Setran realizar essa palestra também nas escolas por que os filhos acabam ensinado para os pais, que em muitas das vezes toma uma cervejinha e vai dirigir, às vezes colocar o filho menor de 10 anos no banco da frente, então foi muito proveitoso”, avaliou Suzana, acrescentando que também ficou feliz com a garantia da equipe de que será emitido o Cartão do Idoso para os frequentadores da associação.

“Mesmo a gente sendo idoso e estaciona na vaga proprietária, mas não tem o Cartão do Idoso e a partir de agora com esse cartão vai evitar problemas”, complementou.

Motorista profissional, Francisco das Chagas Rodrigues, disse que a palestra foi positiva, bem explicativa e muito animada. “Foi boa demais essa palestra e sobre a carteira, eu tenho a Carteira do Idoso, mas não tenho o Cartão do Idoso, e agora vou ter como comprovar que sou idoso e usando a minha vaga”, complementou Francisco das Chagas.

“Para nós, foi muito importante este momento para repassar aos nossos idosos um pouco do que é necessário para a segurança no trânsito e muitos deles não tinham conhecimento sobre a licença para estacionar gratuitamente na cidade”, disse a dona Maria de Jesus, uma das diretoras da Associação Pro-Idosos de Imperatriz.

Trânsito e Transportes