Trânsito e Transportes

BALANÇO

Setran apresenta relatório de ações desenvolvidas na campanha “Maio Amarelo"

Ddas 38 ações desenvolvidas, 21 foram de palestras em empresas e escolas.

Publicado em: 01/06/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran apresenta relatório de ações desenvolvidas na campanha “Maio Amarelo"

Equipe realizou ações voltadas para a melhoria do trânsito, por meio da conscientização. (Foto: Maira Soares)

Com um bate-papo produtivo com motoristas e outros colaboradores da indústria Suzano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), encerrou oficialmente na quarta-feira (31), as atividades do movimento “Maio Amarelo”, que este ano trouxe o tema “No trânsito, escolha a vida!”. As palestras nas empresas sobre o tema serão mantidas pela Setran por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).

Em relatório divulgado nesta quinta-feira (01), consta que durante o mês de maio foram realizadas 38 ações que atingiram centenas de pessoas. As ações foram 15 palestras em empresas; seis palestras em escolas; dois Pitstops com abordagens dos agentes de trânsito; 1 blitz com a abordagem de agentes de trânsito; 1 participação em seminário; 1 reunião do “Projeto Vida sobre duas rodas”; 1 palestra educativa no Curso Técnico do IEMA- Amarante; 3 ações do “Projeto Idoso no trânsito”; 6 ações do projeto “Cidadania na faixa”; 1 ação Travessia segura e 1 Encontro de Agentes de Trânsito Mirim.

Com o sugestivo tema “No Trânsito, escolha a vida!”, o movimento pretende reduzir em torno de 50% o índice de acidentes no trânsito com ações educativas.

coordenadora do DET, Terezinha Miranda avaliou as atividades desenvolvidas de forma muito positiva com boa receptividade pela sociedade. Foram muitas as solicitações para palestras em empresas que serão mantidas mesmo após o “Maio Amarelo”.

“Todas nossas palestras foram dinâmicas em que houve uma satisfação das pessoas que participaram. Recebemos elogios e agradecimentos por que nossas palestras se caracterizam por três partes sendo Maio Amarelo com contexto social em nossa vida por que alertamos que tudo em nossa vida é reflexo de nossas escolhas (certas ou erradas), direção defensiva e encerramos com uma dinâmica”, destacou a coordenadora, reforçando que quem não pratica direção defensiva terminam sempre fatalizando e machucando aqueles que praticam a direção defensiva.

Terezinha Miranda adiantou que a programação de palestras da primeira semana de junho será elaborada nesta sexta-feira.

Breve histórico

Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no ano de 2014, o movimento “Maio Amarelo” é desenvolvido anualmente pelo poder público com apoio da iniciativa privada e a sociedade civil com objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

“Muitos não sabem, mas Maio foi escolhido como o mês de conscientização no trânsito por que, no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, sendo que desta forma o mês passou a ser referência mundial em ações que visam combate a violência nesse ambiente”, diz trecho sobre a justificativa do projeto.  

Trânsito e Transportes