Trânsito e Transportes

MEDIDA

Sem lona de proteção, caminhão é flagrado pela fiscalização de trânsito

Infração está prevista no artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito, CTB

Publicado em: 05/04/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Sem lona de proteção, caminhão é flagrado pela fiscalização de trânsito

Caminhão é flagrado transportando areia, sem lona de proteção, na Rua Dom Pedro II, no Parque do Buriti (Foto: Gil Carvalho)

Sem lona de proteção, agentes de trânsito flagraram na semana passada caçamba transportando areia na Rua Dom Pedro II, no Parque do Buriti, em desacordo com o artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito, CTB. Problema ameaça a segurança viária e causa danos ao meio ambiente.

De acordo com o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos, o motorista cometeu infração ao conduzir o veículo sem equipamento obrigatório. É considerada gravíssima, com multa no valor R$ 293,47 e retenção do veículo.

“Essa situação de transitar com o veículo danificando ou derramando, lançando ou arrastando sobre a via carga que esteja transportando ou qualquer que possa acarretar risco de acidente também responde pela infração prevista no artigo 231”, afirma.

Segundo ele, a infração contraria ainda a Resolução nº 01/2011, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Commam. A legislação prevê também que o transporte de materiais somente poderá ser feito após a sua estocagem e secagem. A maioria dos condutores transporta areia molhada nas vias de Imperatriz.

A fiscalização tem sido realizada de forma permanente em todos os bairros da cidade com objetivo de coibir o derramamento de areia nas ruas, fato que pode provocar acidentes de trânsito graves. “Nós temos orientado motoristas sobre o procedimento correto, pois os que forem flagrados estão sendo notificados a corrigir o problema”, concluiu.

Trânsito e Transportes