Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Segurança no Trânsito é tema de palestra educativa nas escolas de Imperatriz

A iniciativa visa estimular a mudança de comportamento no trânsito

Publicado em: 25/03/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Segurança no Trânsito é tema de palestra educativa nas escolas de Imperatriz

Palestras educativa realizada nessa sexta-feira (25) no colégio Santa Luzia, no Jardim das Oliveira, em Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Os alunos de escolas públicas e privadas assistiram nesta semana palestras educativas sobre como atravessar a rua na faixa de pedestre; motoristas que excedem o limite de velocidade; uso de celular ao volante; cinto de segurança e o desrespeito a vagas destinadas a idosos e deficientes físicos. Palestras estão sendo ministradas por instrutores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) da Prefeitura de Imperatriz.

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, destaca que “a discussão sobre a segurança viária no cotidiano dos alunos em suas formações é considerada de suma importância e visa estimular a mudança de comportamento, a transformação das questões culturais e a construção da percepção de risco durante a formação do estudante”.

“Os alunos do colégio Santa Luzia, no Jardim das Oliveiras, receberam orientações sobre procedimentos de segurança viária, principalmente durante a travessia na faixa de pedestres e outros dispositivos de trânsito”, explicou ela, ao ressaltar que palestras em escolas, instituições e empresas terão continuidade durante todo esse semestre.

Ela observa que o objetivo do projeto é capacitar os alunos para explorar, ao máximo, o tema segurança viária para propiciar um processo de ensino e aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética. “Os estudantes poderão construir, durante o processo educativo, hábitos e comportamentos seguros a serem cidadãos no trânsito”, frisou.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, diz que o município investe em ação educativa com mobilizações em vias públicas, distribuição de panfletos, fixação de faixas e cartazes, além de instruir alunos e funcionários sobre o respeito a legislação de trânsito. “O nosso foco é na redução dos índices de sinistros de trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão”, concluiu.

Trânsito e Transportes