PREVENÇÃO
Projeto “Cidadania na Faixa” volta à Avenida Bernardo Sayão na Nova Imperatriz
A ação visa conscientizar condutores e pedestres sobre a obediência à legislação de trânsito.
Publicado em: 18/03/2024 por João Rodrigues
Os motoristas e motociclistas obrigatoriamente terão de dar preferência aos pedestres na faixa exclusiva e quem anda a pé não pode abrir mão de seus direitos e sua segurança.
As orientações norteiam o projeto “Cidadania na Faixa”, que segue sendo realizado e encerrou a semana passada em grande estilo na Avenida Bernardo Sayão com rua Maranhão, setor “Quatro Bocas”, Nova Imperatriz.
Um grupo de servidores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), lotados no Departamento de Educação para o Trânsito (DET), vem realizando diversas ações para conscientizar, em especial os condutores e motociclistas, sobre a faixa de pedestre.
O local escolhido mais uma vez, esta foi a segunda vez este ano, foi o cruzamento que fica em frente a Escola Urbano Rocha pela localização estratégica e grande movimentação de pessoas, sobretudo de estudantes no horário de pico.
A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, ressaltou que a campanha vem sendo bem recebida pela população e provocando mudanças comportamentais, mas a transformação da sociedade acontece e gradativamente e pode levar vários anos. Ela lembrou que o projeto busca conscientizar os condutores sobre a importância de obedecer à faixa e pedestre, mas além da parte educativa existe, também, a punitiva que prevê multas aos infratores e até prisão para quem cometer crimes de trânsito.
Para a ação, os servidores usam placas, banners para chamar a atenção de quem passa pelo local. No local, agentes de trânsito também fazem a sinalização com uso de cones, dentre outros itens de segurança.