Trânsito e Transportes

MEDIDA

Patrulhamento viário coíbe uso irregular de motocicletas com escapamento alterado

Veículo com descarga livre prejudica o meio ambiente e a saúde da população

Publicado em: 18/03/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Patrulhamento viário coíbe uso irregular de motocicletas com escapamento alterado

Patrulhamento viário é realizado em vários pontos da cidade para coibir esse tipo de ocorrência (Foto: Maira Soares)

Motos e carros com descarga livre, em desacordo com o previsto por lei, prejudicam a saúde e o meio ambiente da população. Essas alterações de características das motocicletas, por exemplo, infringe o artigo 230, parágrafo XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a mudança causa incômodo à comunidade, principalmente próximo de escolas, igrejas e hospitais.

É o que observa o supervisor de Trânsito, Raimundo Santos, o agente R. Santos, durante patrulhamento viário realizado nesta semana nas principais vias de Imperatriz. Ele explica que o silenciador do escapamento é um item projetado para diminuir os ruídos do motor, mas quando alterado pode trazer consequências prejudicais, como o aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada.

“Diante das inúmeras solicitações da comunidade, resolvemos intensificar o patrulhamento viário nos principais corredores de transportes da cidade para coibir esse tipo de irregularidade praticado por motocicletas que alteram a característica do veículo”, pontua.

Conforme o CTB, essa categoria de mudança é considerada infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor R$ 195,23 e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.

O secretário de Trânsito Leandro Braga diz que “várias ações educativas são desenvolvidas semanalmente nas vias públicas, visando conscientizar condutores de carros e motos sobre direção defensiva, obediência à legislação de trânsito e que não façam alterações nas características dos veículos”.

“É importante que todos observem os dispositivos da legislação de trânsito que versa sobre esse tipo de proibição, devendo regularizá-la, em tempo hábil, evitando circular em desacordo com a regra de trânsito”, concluiu.

Trânsito e Transportes