Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestras educativas reforçam conscientização de alunos no trânsito em Imperatriz

Objetivo é orientar a comunidade escolar sobre trânsito seguro

Publicado em: 23/03/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Palestras educativas reforçam conscientização de alunos no trânsito em Imperatriz

Palestras de educação para trânsito reforçam conscientizam de estudantes para reduzir índices de sinistros no trânsito em Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Palestras educativas de trânsito estão sendo realizadas em escolas das redes municipais e estaduais nesta semana com objetivo de orientar alunos sobre práticas de trânsito seguro em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. Meta é reforçar a conscientização dos estudantes e reduzir os índices de mortes e feridos no trânsito.

Desde segunda-feira (21), o projeto palestras nas escolas tem sido realizado diariamente pela coordenação de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Já realizamos palestras nas escolas Morada do Sol (Morada do Sol); Machado de Assis (Vila Nova) e Marechal Rondon (Nova Imperatriz)”, informa a coordenadora Teresinha Miranda.

Segundo ela, muitas vidas seriam poupadas se o causador de acidente tivesse colocado em prática evitando o que todos já sabem: beber e não dirigir; não falar ao celular enquanto dirige; parar em cruzamentos, ou seja, placa pare, respeitar a sinalização semafórica, faixa de pedestres, limites de velocidade e as demais regras de trânsito.

“Essas ações são geradoras de mais segurança e melhor qualidade de vida”, diz ela, ao observar que “a educação para o trânsito é o cultivo de hábitos saudáveis”. E que as palestras de educação para o trânsito foca na conscientização de jovens para o exercício da cidadania, cooperação, cordialidade no uso de vias públicas e a preservação da vida.

Ele disse ainda que palestras educativas estão programadas para serem realizadas nessa quinta-feira (24) no Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, localizado na rua Simplício Moreira, no Centro. “Na sexta-feira (25) estaremos realizando na prática o projeto Cidadania na Faixa com a distribuição de panfletos educativos aos motoristas e orientações aos pedestres sobre o modo seguro de travessia no dispositivo”, conta.

O secretário de Trânsito Leandro Braga destaca a soma de esforços do município em promover ações educativas de trânsito em escolas, empresas e instituições com objetivo de reduzir os índices de sinistros em Imperatriz. “Nossa equipe de educação para o trânsito está mobilizada com ações em vários pontos da cidade para orientar os condutores de veículos e pedestres”, concluiu.

Trânsito e Transportes