Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestras educativas marcam início da Semana Nacional do Trânsito

Evento será aberto oficialmente na próxima semana pela Setran

Publicado em: 15/09/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Palestras educativas marcam início da Semana Nacional do Trânsito

Agentes de trânsito realizam palestras de conscientização para alunos em alusão à Semana Nacional de Trânsito em Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de atender a grande demanda de escolas, empresas e instituições, palestras de conscientização foram iniciadas nesta semana pela coordenação de “Educação para o Trânsito”, da Setran, alusivo à programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Imperatriz. O lançamento oficial da campanha acontecerá na próxima segunda-feira (20), às 8h, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente à loja Economia, no Centro.

“Um trânsito seguro depende do comportamento e mudanças de atitudes da sociedade em respeitar às regras e normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); motorista consciente pratica respeito e direção defensiva para evitar eventos de trânsito”, pontua o instrutor Marcos Vinício.

Ele ressalta que “é preciso que no trânsito o motorista exerça a cidadania, pois a responsabilidade de todos salva vidas”. “Gentileza gera gentileza, e devemos lembrar que criança educada no presente no trânsito representa segurança no futuro”, completa.

A coordenadora Teresinha Miranda assinala que neste mês ações educativas serão intensificadas em vários estabelecimentos de ensino e empresas com foco na conscientização de alunos, trabalhadores, motoristas e pedestres. “Nós reforçamos esse trabalho nesta palestra realizada aos alunos da Escola Adventista, na Rua Brasil, no bairro Nova Imperatriz”, frisa.

Ela observa que a Semana Nacional de Trânsito tem como finalidade conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável a "valorização da vida", focando no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito. O excesso de velocidade e a imprudência por parte dos usuários de vias públicas, tais como: motoristas e motociclistas, e a segurança aos ciclistas e pedestres vêm a ser o público alvo deste evento.

“Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão, e hoje conta com uma frota de mais de 160 mil veículos cadastrados (Detran-MA), fato que causa preocupação em torno da segurança viária”, disse ela, que lembra que através de vários parceiros traçam metas que serão inclusas na Semana Nacional de Trânsito.

Trânsito e Transportes