Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestra com alunos da escola Giovanni Zanni aborda segurança no trânsito

Projeto faz parte da campanha de conscientização Maio Amarelo

Publicado em: 05/05/2023 por André Claudino

Secretaria de Trânsito e Transportes

Palestra com alunos da escola Giovanni Zanni aborda segurança no trânsito

Estudantes atentos durante a conversa na manhã desta sexta-feira (5) (Foto: Maira Soares)

Nesta semana foi iniciada a campanha Maio Amarelo que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito em todo o mundo, o movimento foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, sendo aplicado na cidade como forma de conscientização. A campanha possui inúmeras atividades.

Em Imperatriz, o setor de Educação para o Trânsito, da Setran, realiza uma série de ações desde o dia 02 de maio. Nesta sexta-feira a equipe visitou a Escola Municipal Giovanni Zanni, no bairro União, levando mensagem aos estudantes. 

Agregando ao conteúdo da campanha, a temática “No Trânsito, Escolha a Vida” é discutida nas palestras e ações, abrindo espaço para questionamentos e ensinamentos com a população, desde o público infantil até aos adultos. As ações estão intensificadas desde o início da campanha, no intuito de que a sociedade reflita sobre a importância da educação e reeducação no trânsito, incluindo assim todos os participantes, desde os pedestres até aos motoristas. 

Entre as inúmeras atividades realizadas desde o início da campanha, a prática de conscientização nas escolas é um dos métodos presentes para garantir a educação necessária para o público infantil, com questionamentos que instigam suas mentes a pensarem nas práticas utilizadas e existentes no trânsito, entre as falas levadas esse público estão: Como posso fazer um trânsito melhor?.

“Estamos continuando um trabalho que desenvolvemos junto às escolas, levantando o debate com estudantes, sobre o que devemos escolher em relação ao nosso comportamento no trânsito. São futuros motoristas e motociclistas, têm na família pessoas que conduzem veículos. E também, o que, enquanto pedestres, pode fazer para colaborar para um trânsito mais seguro. Essa é a proposta, dentro da temática que estaremos trabalho durante todo o ano de 2023” afirma Terezinha Miranda, coordenadora do programa Educação para o trânsito. 

Trânsito e Transportes