Trânsito e Transportes

PREVENÇAO

Maio Amarelo terá abertura no dia 2 com ação no Centro

Serão desenvolvidas várias ações durante todo o mês para envolver a sociedade.

Publicado em: 27/04/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Maio Amarelo terá abertura no dia 2 com ação no Centro

Agentes de trânsito participando da campanha preventiva no ano anterior (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), vai abrir oficialmente, na próxima terça-feira (02), as atividades do “Maio Amarelo”, movimento que este ano completa 10 anos e traz como slogan “No trânsito, escolha a vida”. A ação de abertura será na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entre as ruas Pará e Amazonas, Centro, a partir das 9h.

Durante a blitz, equipes do Departamento de Educação para Trânsito (DET), vão distribuir material educativo que reforçam e alertam a população sobre a adoção de regras que podem ajudar na redução de acidentes e mortes no trânsito.

“A intenção é colocar em pauta a reflexão sobre o tema segurança viária e mobilizar assim a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, entre organizações governamentais, privadas e do terceiro setor, no combate a violência no trânsito”, disse a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

Durante todo o mês serão realizadas dezenas de atividades no Município, dentre elas estão palestras em escolas, ações externas como abordagens e principalmente nas empresas.

As temáticas que serão abordadas são as 10 regras de trânsito, das quais se destacam a obrigatoriedade de uso do cinto de segurança no veículo para todos os ocupantes; transporte de crianças até 7 anos em carros com o dispositivo de proteção adequado correspondente a idade e o respeito de condutores a faixa de pedestres.

O uso da faixa de pedestres, tema que já vem sendo trabalhado pelo DET em campanha específica, será reforçado com orientações simples e eficazes.

“Atravesse sempre na faixa de segurança e olhe para os dois lado; aguarde os veículos pararem totalmente antes de atravessar, e um alerta: o sinal amarelo é sinal de atenção e não mais uma chance para você atravessar”, dizem as três primeiras orientações do material educativo sobre faixa de pedestres.

Veja outras orientações sobre segurança no trânsito:

*Atravesse sempre em linha reta, principalmente em locais sem faixa de pedestre ou passarela;

*Em ruas sem calçadas ou acostamento, ande no sentido contrário ao dos veículos e o mais distante possível da pista;

*Nunca atravesse nos chamados “pontos cegos” como subidas, curvas atrás de ônibus ou em situações que atrapalham sua visão do trânsito;

*Quando for descer do ônibus, espere até que ele pare totalmente, e aguarde sua saída para atravessar a rua;

*Para embarcar ou desembarcar de um veículo, prefira sempre o lado da calçada.

Trânsito e Transportes