Trânsito e Transportes

SEGURANÇA

Escola Municipal Tiradentes II recebe equipe de Educação para o Trânsito

Objetivo da ação é formar futuros motoristas mais conscientes em Imperatriz

Publicado em: 31/03/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Trânsito e Transportes

Escola Municipal Tiradentes II recebe equipe de Educação para o Trânsito

O ensino de educação para o trânsito é amparado pelo artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tendo que ser promovido na pré-escola e nas escolas de ensino médio. (Foto: Gil Carvalho)

O projeto Educação para o Trânsito, desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio das Secretarias de Trânsito e Transportes (Setran) e da Educação (Semed), realizou uma palestra para alunos da Escola Municipal Tirandentes II, no Parque Anhanguera. Na ação desta quinta-feira (31), os estudantes receberam instruções de noções sobre sinalização, comportamento seguro nas vias e obediência às leis de trânsito.

Objetivo é estimular a consciência da importância do cultivo de um trânsito mais seguro, formando futuros motoristas mais preparados em Imperatriz, garantindo segurança para quem circula e, assim, diminuindo o número de mortos em acidentes no tráfego. A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, ressalta a importância da ação, reforçando que esse não é um assunto pertinente apenas aos órgãos fiscalizadores.

Ainda segundo a coordenadora, as palestras são contínuas em diversas instituições de ensino da cidade. “As palestras de educação para trânsito têm como objetivo conscientizar os jovens para o exercício da cidadania, cooperação, cordialidade no uso de vias públicas, ou seja, a preservação da vida, onde cada ser humano é único e insubstituível para sua família e seus amigos”, comenta.

O ensino de educação para o trânsito é amparado pelo artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tendo que ser promovido na pré-escola e nas escolas de ensino médio. Essas ações coordenadas de conscientização devem ser feitas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito, anualmente, no Brasil. Além disso, a estatística de fatalidades no trânsito brasileiro é alarmante, fatos que podem ser reduzidos com a conscientização de crianças e adultos.

Com colaboração de Gil Carvalho

Trânsito e Transportes