Trânsito e Transportes

TRÂNSITO

Dia do Motociclista é celebrado com ações educativas em Imperatriz

Objetivo foi conscientizar sobre os itens de segurança e o respeito no trânsito

Publicado em: 27/07/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Dia do Motociclista é celebrado com ações educativas em Imperatriz

Distribuição de panfletos e orientações fizeram parte da ação na Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente à Setran, na Vila Redenção. (Foto: Assessoria)

Alusivas ao Dia Nacional do Motociclista, ações educativas com distribuição de panfletos e orientações foram realizadas na manhã desta quarta-feira (27), na Avenida Pedro Neiva de Santana em frente à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), na Vila Redenção I. Objetivo foi conscientizar motoristas sobre a necessidade de utilizar os dispositivos de segurança no trânsito em Imperatriz.

Motociclistas receberam orientações sobre a utilização correta do capacete e acessórios; não utilizar celular no trânsito; deixar os faróis sempre acesos e usar a viseira ou óculos de proteção, além de respeitar a legislação para evitar sinistros no trânsito. “É um transporte economicamente barato, porém todos precisam redobrar os cuidados e usar os equipamentos obrigatórios de segurança”, orienta Teresinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito.

Segundo ela, a imprudência é uma das principais causas de acidentes envolvendo motociclistas em todos o país, fato que, a segurança é um item indispensável para os condutores de motos. “Temos feito ações educativas para todos os segmentos da sociedade durante todo o ano em empresas, escolas, instituições e blitz educativas”, disse.

Terezinha Miranda destacou ainda o apoio dos agentes de trânsito que reforçaram o trabalho de distribuição de panfletos e orientações aos motociclistas durante a ação realizada na Avenida Pedro Neiva de Santana.

Dados

A Associação Brasileiro dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revela que o número de pessoas habilitadas na categoria “A” cresceu 50,9% nos últimos dez anos, ou seja, até o final do ano passado, 35,2 milhões de pessoas estavam aptar a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas no país.

Além disso, a motocicleta se tornou uma das opções mais econômicas desde os constantes aumentos dos preços dos combustíveis. A motocicleta facilita o deslocamento de trabalho e de lazer com baixo custo de manutenção, agilidade e economia.

Origem

Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) decidiu se mover para tornar a data comemorativa nacional e unificada. Assim, firmou-se que em 27 de julho seria comemorado o dia do motociclista por todos os anos seguintes. Antes da unificação, alguns grupos e locais já comemoravam o dia do motociclista: em 1982, a celebração foi criada por um deputado de São Paulo, a pedido do proprietário de uma famosa concessionária.

De início, a ideia do proprietário era homenagear um antigo funcionário, que era um mecânico exemplar, falecido em 27 de julho de 1974. Com a iniciativa da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), o dia 27 de julho foi oficializado como data em que se comemora o dia do motociclista em todo o Brasil.

Trânsito e Transportes