Trânsito e Transportes

ESTATÍSTICA

Conheça as 10 infrações de trânsito mais cometidas em Imperatriz

Estacionar em fila dupla lidera o ranking das multas na cidade

Publicado em: 05/09/2019 por Gil Carvalho

Superintendência de Trânsito

Conheça as 10 infrações de trânsito mais cometidas em Imperatriz

Setor de Estatística do Grupo Tático de Trânsito revela quais infrações são mais cometidas em Imperatriz. (Foto: Elton Sales)

Os 10 tipos de infrações de trânsito mais cometidas por motoristas em Imperatriz, no primeiro semestre de ano, foram divulgados nesta quinta-feira, 05 de setembro, pelo setor de estatística do Grupo Tático de Trânsito – GTT -, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran. Os dados revelam que, embora tenha sido realizado trabalho eficaz de educação e de fiscalização, condutores lideram o ranking de autuações por estacionar em fila dupla.

De acordo com o agente de trânsito Josennildo Rêgo, somente no período de janeiro a junho foram emitidas 2.569 multas, o que representa 17% do percentual de ocorrências em Imperatriz. O motorista que estaciona em fila dupla desrespeita o artigo 181, do Código de Trânsito Brasileiro, CTB. A multa é de R$ 195,23.

O condutor que deixa de usar o cinto de segurança é o segundo tipo de infração de trânsito com aplicação de 1.982 autuações, totalizando 13% das notificações; estacionar em vaga de carga e descarga é o terceiro tipo de ocorrência com 1.662 multas aplicadas.

“Outra infração muito cometida é estacionar em local e horário proibido, liderando a quarta posição no levantamento realizado pela Setran, com 1.323 multas, 9% das ocorrências”, conta o agente Josennildo Rêgo ao ressaltar que, em quinto lugar, ficou dirigir veículo segurando ou manuseando telefone celular. Foram 1.206 multas (gravíssimas) aplicadas. A penalidade é de R$ 293,47, de acordo com o Artigo 252, do CTB.

Na lista, consta ainda, em sexto lugar, dirigir veículo utilizando-se de calçados que não se firmem nos pés. Foram cometidas 1.003 infrações; em sétima posição avançar sinal vermelho do semáforo com 851 infrações; oitava posição estacionar em vagas de idosos e deficientes com 472 infrações; transitar pela contramão 379 autuações e estacionar no passeio (calçada) 356 notificações.

Trânsito e Transportes