Trânsito e Transportes

educação para o trânsito

Blitz educativa orienta condutores e pedestres no perímetro urbano da BR-010

A ação é exclusivamente para orientação de quem trafega pela via

Publicado em: 13/04/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz educativa orienta condutores e pedestres no perímetro urbano da BR-010

Agentes de trânsito realizam blitz educativa na BR-010. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou durante toda a manhã desta quinta-feira (13), uma blitz educativa com abordagem dos agentes de trânsito nas vias de acesso a um shopping que fica nas margens da BR-010, no perímetro urbano. O respeito é abordado como valor principal a ser adotado por todos no trânsito.

A ação serviu para a distribuição de panfletos educativos com frases de impacto com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito.

No material estão frases como “Se beber, não dirija; esta mistura não está com nada”, “Não utilize o celular se estiver dirigindo, juntos salvamos vidas”, dentre outras.

“Tanto faz ser condutor, pedestre, ciclista ou passageiro, temos os mesmos direitos enquanto cidadãos. Também no trânsito existem deveres a serem cumpridos, como atravessar na faixa de segurança e respeitar a velocidade máxima permitida”, ressalta a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), Terezinha Miranda.

A coordenadora alerta que a desobediência a legislação podem levar a consequências nada agradáveis como multas e ainda causar acidentes. Uma das infrações mais comuns é trafegar em alta velocidade, situação que, também, provoca prejuízo ao motorista, pois o carro aumenta o consumo de combustível e provoca o desgaste prematuro de algumas peças.

A ação foi bem recebida por condutores e pedestres durante o período em que estava sendo realizada. Na região onde a blitz foi executada, na BR-010, já foram registrados vários acidentes de trânsito, em sua maioria, por falta de atenção e respeito as leis de trânsito.

 

Trânsito e Transportes