Trânsito e Transportes

TRÂNSITO

Blitz do Maio Amarelo destaca a importância da prevenção de acidentes de trânsito

A ação desta vez foi em parceria com a Sedes no alerta sobre ações do Dia 18 de Maio

Publicado em: 18/05/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz do Maio Amarelo destaca a importância da prevenção de acidentes de trânsito

Condutores são orientados em blitz na Avenida Dorgival Pinheiro, no Centro. (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou na manhã desta quinta-feira (18), na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, ais um pitstop do “Maio Amarelo”. Essa ação externa deverá ser a última do mês em razão a agenda cheia do DET no período com outras atividades relativas ao tema.

Durante mais de uma hora, servidores da Setran e Agentes de Trânsito, abordaram condutores de carros e motocicletas e entregaram materiais didáticos com orientações e alerta aos condutores sobre a importância de prevenir acidentes e exercer a cidadania no trânsito.

Integrante do DET, o instrutor e professor de trânsito Marcos Vinicius Pereira Silva, destacou que ação também serviu como preparação para as discussões e criação de um comitê voltado para as estatísticas de acidentes em veículos de duas rodas.

“Esta é mais uma ação do lançamento do Comitê Interinstitucional Duas Rodas onde vamos fazer um planejamento e lançamentos de dados sobre acidentes envolvendo motos”, ressaltou Marcos Vinicius acrescentando que a mensagem do “Maio Amarelo” vem sendo bem recebida pela população.

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, confirmou a boa receptividade das ações e adiantou que a iniciativa é da Setran, mas tem a parceria de empresas e órgãos como a Secretaria de Saúde do Estado e o Departamento Estadual de Trânsito, dentre outros.

“Esta data para nós é especial por que quando se trata de conscientização para um trânsito humanizado, um trânsito gentil, todas elas são especiais e também talvez esta seja a última ação que estejamos fazendo externamente em maio tendo em vista que nossa agenda está superlotada com requisições de palestras em empresas”, disse.

Dentre os parceiros estava a Secretaria de Estado da Saúde. Presente ao local, a diretora Regional de Saúde Marlene Costa Lima, detalhou sobre o Comitê Duas Rodas.

“Amanhã vamos fazer um seminário do Comitê Interinstitucional Vida em Duas Rodas e a ideia é juntar diversas forças. Aqui mesmo neste pitstop tem vários parceiros”, disse Marlene acrescentando que o objetivo é reduzir a violência no trânsito. O comitê vai reunir e sistematizar os dados sobre acidentes e propor ações na área de conscientização e pensar melhorias ligadas ao trânsito.

Blitz de hoje

Durante o pitstop os funcionários da Setran distribuíram material ressaltando que bebida e direção não combinam. Além de ser infração de trânsito, quem dirige sob efeito de bebida alcoólica também coloca em risco sua vida e a vida do próximo.

Em passagem pela blitz, o condutor Eliseu Santos de Sousa aprovou a ação da Setran. “Muito bom para nós condutores, para ter esse alerta sobre o que fazer e o que não fazer no trânsito. Um dos problemas graves é os motociclistas que estão sempre ultrapassando pela direita, mas essa orientação vale para todo mundo”, comentou a condutora Ione Alves dos Santos.

A agente de trânsito mirim, Isis Duarte, disse que gostou da ação onde vestida de anjo empunhou uma placa com os dizeres “Um anjo protege, mas faça sua parte no trânsito, respeite a vida”.

Além dos agentes e servidores da Setran, também estavam na mesma ação servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), com a divulgação da campanha de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Trânsito e Transportes