Trânsito e Transportes

MEDIDA

Após sinalizada, tráfego de veículos é liberado na nova rotatória da Avenida Pedro Neiva de Santana

Essa medida beneficia todos os movimentos de conversão de acesso à Avenida Liberdade

Publicado em: 28/09/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Após sinalizada, tráfego de veículos é liberado na nova rotatória da Avenida Pedro Neiva de Santana

Tráfego de veículos é liberado na nova rotatória na Avenida Pedro Neiva de Santana, com acesso a Avenida Liberdade, no Parque Amazonas (Foto: Gil Carvalho)

Com o objetivo de reduzir sinistros, melhorar a fluidez no trânsito e limitar a velocidade, a nova rotatória da Avenida Pedro Neiva de Santana, cruzamento com a Avenida Liberdade, no Parque Amazonas, foi liberada nesta segunda-feira (27). O perímetro recebeu sinalização [vertical e horizontal] com reforço de tachões refletivos de solo, para reduzir a velocidade de veículos. 

A abertura da rotatória, construída pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), foi acompanhada por técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran). O projeto é regulamentado pelas normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

De acordo com engenheiro Tuytuyguassu Rayol, a interseção em círculo do projeto de construção da rotatória, baseado no manual de medidas moderadoras do tráfego, pode variar de forma simples ou até mais complexa, podendo conter jardins, flores, fontes, estátuas e esculturas no centro da mesma. 

Segundo ele, a rotatória permite diversos fatores positivos, como por exemplo, todos os movimentos de conversão, beneficiando os moradores que saem da Avenida Liberdade sentido Avenida Pedro Neiva de Santana, ou vice-versa. “O local está devidamente sinalizado, o que contribui para redução de velocidade e alerta dos motoristas”, explica. 


 

O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho destaca a importância das intervenções que estão sendo feitas, com objetivo de melhorar a fluidez de trânsito na Avenida Pedro Neiva de Santana, via construída com três faixas e/ou duas faixas de rolamentos em alguns trechos de sua extensão entre Imperatriz a João Lisboa. 

“Essa obra visa garantir mais segurança aos usuários, pois nestes últimos meses tivemos vários registros de sinistros na Avenida Pedro Neiva de Santana, depois que foram retirados os radares de fiscalização eletrônica de velocidade”, pontua o secretário, ao observar que, no retorno que fica próximo à rádio Nativa, foram verificados diversos acidentes, onde o veículo espera por mais tempo para fazer o retorno neste trecho, formando uma fila de carros e motos, colocando em risco a segurança a de todos naquele local. Agora esse fluxo diminuirá consideravelmente após a liberação do tráfego na nova rotatória”, conclui.

Trânsito e Transportes