Trânsito e Transportes

TRÂNSITO

Alunos da escola Santos Dumont recebem orientações em palestra realizada pela Setran

Equipe do setor responsável por ações educativas levou conhecimento aos estudantes

Publicado em: 19/05/2022 por Hemerson Pinto

Secretaria de Trânsito e Transportes

Alunos da escola Santos Dumont recebem orientações em palestra realizada pela Setran

Alunos da Escola Municipal Santos Dumont, no Bacuri, durante palestra com a equipe de Educação para o Trânsito. (Foto: Assessoria)

As ações desenvolvidas pelo setor de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) chegaram à escola Santos Domunt, no bairro Bacuri. Uma palestra foi realizada na manhã desta quinta-feira (19) com o objetivo de orientar os alunos sobre os riscos nas ruas e avenidas.

É uma oportunidade de apresentar aos futuros condutores as principais normas do trânsito e comportamentos que podem fazer a diferença e evitar situações que provoquem sérios danos à saúde física, prejuízos materiais e em muitos casos à morte. Por outro lado, a mensagem levada às crianças, além de contribuir para a educação dos meninos e meninas, pode chegar aos pais, outros familiares e responsáveis, incentivando a reflexão sobre práticas mais seguras na condução de veículos no dia a dia ou quando se faz deslocamento caminhando.

Crianças tiveram uma manhã diferente com orientações sobre trânsito
Crianças em uma manhã diferente com orientações sobre trânsito

A coordenadora do programa de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, destaca que as visitas não acontecem somente nas escolas. “Estamos visitando também as igrejas, empresas, instituições públicas e privadas, e outros setores da sociedade”, explica, reforçando que o objetivo é contribuir com a circulação segura e consequentemente com a redução dos casos de sinistros de trânsito.

As atividades intensificadas ao longo desta semana com as palestras em unidades de ensino, empresas, instituições, fazem parte da programação do Maio Amarelo, campanha que propõe a ampliação do debate sobre o trânsito, alertando para riscos e principalmente conscientizando homens, mulheres e crianças. Nas ruas a equipe de Educação para o Trânsito realiza blitz educativas. São momentos que possibilitam a distribuição de material com informações importantes e uma conversa com pedestres e condutores.

Palestra também é realizada com trabalhadores em várias empresas

“A campanha Maio Amarelo é realizada todos os anos para estimular que condutores, motociclistas e pedestres exerçam a cidadania no uso das vias públicas, com medidas de segurança”, lembra a coordenadora. Números do trânsito revelam a violência gerada pela falta de atenção e pelo desrespeito às leis. Em 2021, o total de 11.647 pessoas morreram em sinistros de trânsito no Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito.

Trânsito e Transportes