Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos da Escola Maria Evangelista participam de palestra educativa de trânsito

Ação faz parte do projeto de conscientização da sociedade desenvolvido pela Setran

Publicado em: 28/03/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Alunos da Escola Maria Evangelista participam de  palestra educativa de trânsito

Palestra de educação para o trânsito é ministrada para alunos da Escola Municipal Maria Evangelista no Itamar Guará (Foto: Maira Soares)

Os alunos da Escola Municipal Maria Evangelista, no bairro Itamar Guará, receberam na manhã desta segunda-feira (28) noções sobre sinalização, comportamento seguro nas vias e obediência às leis de trânsito. Projeto é desenvolvido pela coordenação de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), da Prefeitura de Imperatriz.

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, enfatiza que “o objetivo das palestras é reforçar o tema trânsito nas escolas com exibição de vídeos e slides didáticos sobre itens obrigatórios dos veículos como a utilização do cinto de segurança, equipamentos dos ciclistas, equipamentos de segurança para motociclistas, além do modo seguro da travessia na faixa de pedestres”.

“Temos orientado os alunos e a comunidade em geral, que antes de atravessar na faixa de pedestre as pessoas devem estender o braço e sinalizar para serem vistas pelos condutores de veículos, pois somente depois que o veículo parar, e que pode ser feita com segurança a travessia no dispositivo”, ensina.

O instrutor Marcos Vinícius orientou ainda que a importância de não utilizar o celular enquanto a pessoa estiver dirigindo, pois essa tem sido uma das causas de sinistros no trânsito, inclusive com vítimas fatais. “Educar para o trânsito é preservar vidas, evitar acidentes e exercer a cidadania”, pontou.

Ele ressaltou ainda a necessidade de respeitar as normas para um trânsito mais seguro para todos, que ajudam na prevenção de acidentes no trânsito. “Imperatriz possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão, fato que, estamos reforçando atividades de conscientização de crianças e adultos para prevenir sinistros”, reiterou.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, reforçou o compromisso da gestão do prefeito Assis Ramos em investir em ações de prevenção de sinistros de trânsito, levando palestras às escolas, empresas e instituições em Imperatriz. “Nossa equipe de educação para o trânsito é incansável neste projeto de orientar à população sobre noções de legislação de trânsito”, concluiu.

Trânsito e Transportes