Trânsito e Transportes

TECNOLOGIA

Agentes de Trânsito utilizam câmeras corporais em uniformes

Equipamento é usado durante serviço de patrulhamento nas ruas da cidade

Publicado em: 17/08/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de Trânsito utilizam câmeras corporais em uniformes

Abordagens registradas em vídeo também garantem a segurança do cidadão (Foto: Gil Carvalho)

Agentes de Trânsito passaram a utilizar câmeras corporais, em inglês “body Cams”, acopladas ao uniforme para serem utilizadas durante ações de fiscalização, educação e patrulhamento viário nas ruas de Imperatriz. Equipamentos foram doados pelo Ministério Público à Prefeitura.

A tecnologia permite gravar e armazenar as imagens, como uma forma de legitimar o trabalho realizado pelos servidores durante abordagens e fiscalização viária nas ruas e avenidas da cidade. “Esses equipamentos são essenciais para auxiliar nosso trabalho nas ruas de Imperatriz”, garante Hodislan Maciel, coordenador-geral de Trânsito da Setran.

Ele observa que o dispositivo garante mais segurança aos agentes em serviço e, também, à população, pois toda ação tem sido registrada pelas câmeras corporais fixadas nos uniformes dos agentes de trânsito. “No geral, estamos utilizando cinco câmeras, sendo que, cada uma acoplada na dupla ou trio de agentes de trânsito em serviço”, detalha.

A tecnologia utilizada por policiais e agentes em diversas cidades dos Estados Unidos, além de países da Europa, passa a ser usada em larga escala por agentes de trânsito em vários municípios brasileiros. “O equipamento é essencial para sociedade e os servidores públicos”, reitera.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, agradeceu a iniciativa do Ministério do Público, por meio do promotor Sandro Bíscaro, e ressaltou a importância da tecnologia para aperfeiçoar cada vez mais a prestação de serviços na área da segurança viária à comunidade de Imperatriz. “Nossos agentes já estão utilizando os equipamentos com resultados positivos”, finalizou.

Trânsito e Transportes