Trânsito e Transportes

IMPRUDÊNCIA

Agentes de trânsito flagram motoristas na contramão na Avenida Bernardo Sayão

Ação caracteriza infração gravíssima e coloca em risco a própria vida e das pessoas

Publicado em: 22/04/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de trânsito flagram motoristas na contramão na Avenida Bernardo Sayão

Agentes de trânsito intensificam fiscalização na contração para evitar sinistros na Avenida Bernardo Sayão (Foto: Gil Carvalho)

Vários flagrantes de motoristas trafegando pela contramão na Avenida Bernardo Sayão, no perímetro da Rua São Paulo à Rua Simplício Moreira, Centro, estão sendo feitos por agentes de trânsito que intensificaram a fiscalização no perímetro. Além de caracterizar infração gravíssima, o condutor coloca em risco a sua vida e dos demais motoristas.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, orienta que motoristas devem praticar a direção defensiva, visando preservar sua vida e de todos que estão a sua volta na via pública, realizando o percurso sem desrespeito às normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Para ele, o comportamento imprudente de condutores tem chamado a atenção dos agentes de fiscalização que passaram a ‘monitorar’ com mais frequência esses locais, com objetivo de evitar sinistros que coloquem em risco a vida das pessoas. “Os acidentes de trânsito podem e devem ser evitados, pois observamos que a maioria é causado pela imprudência do condutor na via”, assinala.

Hodislan Maciel alerta que transitar pela contramão em vias de sinalização de regulamentação de sentido único de circulação caracteriza infração gravíssima, com penalidade de multa, conforme o artigo 186, do CTB. “Nosso esforço é para que sejam evitados os sinistros, pois os condutores precisam mudar de comportamento para que aja redução da imprudência e acidentes”, aconselha.

Educação para o Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, desenvolve atividades de educação na via, inclusive durante esse período de pandemia de Covid-19, onde tem utilizado plataformas digitais para conscientizar motoristas sobre o respeito às normas do CTB, inclusive transitar corretamente e respeitar a faixa de pedestre.

A coordenadora Teresinha Miranda diz que “tivemos avanços significativos nestes últimos anos, porém ainda é preciso reforçar ações de conscientização dos motoristas, principalmente em relação à faixa de pedestres e dispositivos auxiliares de segurança viária”. “Motorista precisa ter consciência de reduzir a velocidade, parar e dar a preferência ao pedestre”, concluiu.

Trânsito e Transportes