Trânsito e Transportes

MEDIDA

Agentes de trânsito atendem ocorrências após chuvas em Imperatriz

Medida visa auxiliar motoristas que tiveram veículos danificados

Publicado em: 29/03/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de trânsito atendem ocorrências após chuvas em Imperatriz

Veículo apresenta problema mecânico na rua Simplício Moreira, no Centro; agentes de trânsito sinalizam local (Foto: Gil Carvalho)

Agentes de trânsito atenderam na manhã desta terça-feira (29) ocorrências de veículos que apresentaram problemas mecânicos após chuvas em Imperatriz. O primeiro carro estava parado no meio da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, próximo à loja Economia, no Centro.

A equipe de patrulhamento viário foi deslocada até o local e procedeu inicialmente à sinalização no entorno do veículo (modelo Creta, cor branca) que estava enguiçado, evitando uma possível colisão. Via é de intenso fluxo de veículos.

“Tivemos que acionar um guincho para retirada do veículo quebrado que estava no eixo central da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa”, explicou o coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, ao ressaltar que todas as equipes da Setran foram acionadas logo cedo para fazer desvio de fluxo na Avenida Ceará, marginais da BR-010 e fluxo de ‘mão dupla’ na rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri.

Segundo ele, o outro veículo (modelo Equinox, cor preta) também ficou enguiçado na rua Simplício Moreira, em frente ao Restaurante Popular. Prontamente, o Grupo Técnico de Trânsito (GTT) se deslocou para fazer a devida sinalização no local até a chegada do guincho para retirada do carro do local.

O que fazer após passar pelo alagamento?

Após atravessar a enchente é necessário fazer uma revisão no automóvel, com atenção especial para os seguintes pontos:

1 - Óleo: para saber se o sistema foi afetado pela água da enchente, basta puxar a vareta do óleo. Se sua textura estiver cremosa, significa que houve contato com a água. Para prevenir possíveis alterações no motor, é indicado realizar a troca imediatamente.

2 - Filtro de ar: a presença de folhas ou barro dentro do filtro também é sinal de que entrou água no filtro. Este problema pode ser resolvido com a simples retirada e secagem da peça. Caso haja um acúmulo muito grande de água, a melhor saída é trocar a peça, procedimento que deve ser coberto pelo seguro do carro.

3 - Sistema elétrico: quando há o contato da água com o sistema elétrico, são grandes as chances de um curto-circuito. Nesse caso, o ideal é checar as funções elétricas básicas do carro, tais como buzina e lâmpadas.

4 - Câmbio: existem alguns modelos de automóveis cujo câmbio conta com uma pequena abertura próxima à embreagem. Ao passar por um alagamento, essa abertura pode acumular água, fazendo com que a embreagem “patine”. Porém, nesse caso, não há recomendações a fazer, já que a secagem acontece naturalmente.

Após analisar e checar todos os pontos, é recomendado fazer uma revisão completa nas partes do veículo. Uma boa dica é consultar a operadora de seguro auto e solicitar a indicação de uma oficina mecânica de qualidade e confiança.

Trânsito e Transportes