TRAFEGABILIDADE
Ações diárias da Setran visam melhorar o controle e a fluidez no trânsito
Equipes fiscalizam irregularidades durante o dia e a noite, além de auxiliar condutores e pedestres em pontos considerados perigosos diante do fluxo
Publicado em: 25/07/2024 por João Rodrigues
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), mantém suas ações de rotina que visam garantir maior controle e a fluidez no trânsito viário em ruas e avenidas de Imperatriz, principalmente, em horários de pico. A pasta, ainda, desenvolve ações especiais como o acompanhamento de ocorrências em vias públicas como cavalgadas e eventos religiosos, dentre outros.
Distribuídas por vários setores do perímetro urbano, as equipes da Setran realizam patrulhamento, rondas táticas e fiscalizações para o cumprimento da legislação de trânsito, dentre as leis, a de n.º 10.098/2000, complementada pelo Decreto n.º 5.296/2004 que estabelece 2% das vagas em estacionamentos regulamentados (supermercados e hipermercados) sejam destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos, devidamente sinalizadas e próximas aos acessos. Infringir a lei e o decreto é infração gravíssima (sete pontos da carteira) e remoção do veículo, além da multa de 293,47.
Também são fiscalizados estacionamentos inadimplentes da Zona Azul, além das correntes de tráfegos, ação na qual os agentes se posicionam no cruzamento sem semáforo e controlam o trânsito, dando maior fluidez ao tráfego.
“Nós temos correntes de tráfego todos os dias na Avenida Santa Teresa com Rio Grande do Norte e na Santa Teresa com rua Pernambuco para ajudar os transeuntes, os usuários da via a atravessar. Temos também corrente de tráfego em frente ao aeroporto e na entrada do bairro Vilinha para ajudar o pessoal que vai para a Vilinha e Parque Alvorada I e II entrando pela Rua do Arame e região por trás do aeroporto”, explicou o coordenador de trânsito interino, da Setran, João Jerônimo dos Santos.
Abordagens
João Jerônimo acrescentou que as ações incluem abordagens com remoções de veículos estacionados em locais proibidos ao pátio da Setran.
“Nós temos uma série de outras ações, como acompanhamento de cavalgadas, sendo que agora mesmo está prevista uma cavalgada no Povoado Petrolina, no aniversário do povoado, desfile de 7 de Setembro, Marcha para Jesus, e Corpus Christi, dentre outros”, finalizou Jerônimo.
Principais ações:
- Acompanhamento de cavalgadas e eventos culturais e religiosos;
- Fiscalização do cumprimento da legislação que garante 2% das vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência;
- Estacionamentos inadimplentes da Zona Azul;
- Abordagem e remoção de veículo estacionado em local proibido;
- Atendimentos 24h por meio do Disque-Trânsito;
- Atendimento de denúncias de moradores que desejam sair de casa e encontram veículos estacionados em frente a garagem, etc.