Trânsito e Transportes

MEDIDA

Ação educativa “Cidadania na Faixa” é realizada na Avenida Getúlio Vargas

Projeto intensifica ações de conscientização de motoristas e pedestres em Imperatriz

Publicado em: 23/08/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Ação educativa “Cidadania na Faixa” é realizada na Avenida Getúlio Vargas

Equipe de Educação para o Trânsito orienta pedestres e motoristas sobre travessia segura na faixa de segurança na Avenida Getúlio Vargas, cruzamento com a rua Alagoas, no Centro (Foto: Gil Carvalho)

A equipe de “Educação para o Trânsito” realiza nessa segunda-feira (23) ação educativa “Cidadania na Faixa” na Avenida Getúlio Vargas, cruzamento com a rua Alagoas, no Centro. Projeto tem sido intensificado desde o começo do segundo semestre, após a redução dos casos de Covid-19. Ações são desenvolvidas seguindo medidas de segurança sanitária.

Objetivo é promover ações de trânsito consciente, com foco na redução de sinistros e de atropelamentos de pedestres quando da utilização do dispositivo de segurança, conforme disciplina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu capítulo V do artigo 76.

“As ações de conscientização estão sendo feitas desde o período da pré-escola, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação”, pontua a coordenadora Teresinha Miranda (Educação para o Trânsito), da Setran.

Ela ressalta que eventos comemorativos alusivos ao trânsito (direto e indiretamente) estão sendo realizados com apoio dos agentes de trânsito no propósito de ajudar “na construção de uma sociedade mais consciente e sobre o seu papel na mobilidade urbana”. “Essas ações de conscientização têm se multiplicado, inclusive durante o período noturno, em pontos estratégicos de Imperatriz”, garante.

Teresinha Miranda conta que “nessa ação da faixa de pedestre da Avenida Getúlio Vargas os pedestres receberam orientações de como utilizar com segurança a faixa, devendo acenar [sempre] para o motorista solicitando a parada, para concluir com segurança a travessia no dispositivo regulamentado pelo CTB”.

“Vamos continuar desenvolvendo com afinco nosso trabalho de levar conscientização e regras de trânsito aos motoristas, motociclistas e pedestres nas vias de Imperatriz”, concluiu.

Trânsito e Transportes