Trânsito e Transportes

EXPOIMP 2022

Cadastro de carroças para cavalgada segue até o dia 28 de junho

Regras devem ser obedecidas para garantir cuidados com animais durante o evento

Publicado em: 23/06/2022 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Cadastro de carroças para cavalgada segue até o dia 28 de junho

Atendimento é no Departamento de Educação para o Trânsito, das 8h30 às 12h. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), segue com a realização do cadastro de veículos de tração animal para a cavalgada do dia 02 de julho, evento que marca a abertura da 52º Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). 

O cadastro está sendo feito no Departamento de Educação para o Trânsito, localizado no estádio Frei Epifânio D'Abadia das 8h30 às 12h, até o dia 28 de junho. Segundo o secretário da Setran, Leandro Braga, todos os condutores terão que preencher um termo de responsabilidade, se comprometendo principalmente com o animal, além de outras normas importantes para uma cavalgada segura.

“A cavalgada em Imperatriz é uma tradição, entretanto, temos que nos atentar a algumas medidas importantes de segurança para que a festa seja feita sem prejudicar ninguém. Diante disto, o responsável pela carroça e animal preenche com nome, data de nascimento, local de trabalho, número dos documentos como RG e CPF, endereço, e telefone, no termo de responsabilidade”, afirma Leandro.

Evento tradicional será realizado no dia 02 de julho. (Foto: Patrícia Araújo) 

Condutor de veículo de tração animal, Jucivan Sousa Santos, está na sua sexta cavalgada. Ele destaca que alugou seu veículo por R$ 600 e que toma todo cuidado com seu animal que se chama “Parceiro”, garantindo todos os cuidados necessários no trajeto da cavalgada.

Seu Antônio Sousa Araújo, também esteve realizando o cadastramento do seu veículo de tração nessa quinta-feira (23). Entusiasmado, ele enfatiza que já participa da cavalgada há 15 anos, com pausa apenas no período de pandemia. “É importante essa organização não só para os condutores, mas principalmente pelos animais que participam da cavalgada, já que pelo termo de responsabilidade ficamos cientes do que pode ou não fazer no decorrer do percurso".

Proprietários de veículos de tração animal no local do cadastro. (Foto: Assessoria) 

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, aponta ainda, que no dia 29 de junho haverá uma reunião com todos os participantes devidamente cadastrados no estádio Frei Epifânio, localizado na rua Rui Barbosa, Centro. Na oportunidade será definido o percurso, os condutores receberão os adesivos, e um veterinário estará falando sobre cuidados com o animal, além de enfatizar sobre termo de responsabilidade de cada um como: Ser maior de 18 anos, a carroça ter no máximo três passageiros e o condutor, obedecer ao percurso estabelecido, proibindo abusos e maus-tratos com os animais. O animal deve estar em boas condições físicas e de saúde, entre outros.

Trânsito e Transportes