Notícias

VILA NOVA

Sistema de drenagem passa por limpeza e desobstrução na Rua Euclides da Cunha

Medida visa melhorar o escoamento de águas pluviais e evitar o transbordamento de água na via pública

Publicado em: 14/12/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Sistema de drenagem passa por limpeza e desobstrução na Rua Euclides da Cunha

Equipes de drenagem trabalham na desobstrução e limpeza de bocas de lobos na Rua Euclides da Cunha, na Vila Nova (Foto: Maira Soares)

Todo sistema de drenagem profunda da Rua Euclides da Cunha, no grande Vila Nova, passa por serviços de limpeza e desobstrução para melhorar o escoamento de águas pluviais e evitar o transbordamento na via pública. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra).

Trabalho é realizado com auxílio do caminhão hidrojato, que executa o esgotamento e, posteriormente, o jateamento para limpeza e desobstrução das bocas de lobo na Rua Euclides da Cunha, na Vila Nova.

O coordenador do caminhão hidrojato, José Francisco, o Zé Mototáxi, ressalta que o trabalho começou no cruzamento da Rua Grande, sentido praça Ferro de Engomar (Manoel Cecílio), na Vila Nova. “É uma verdadeira ‘força-tarefa’ que estamos realizando para desobstruir todo dispositivo de drenagem pluvial na Rua Euclides da Cunha”, disse.

Ele observa que o serviço consiste na limpeza de galerias de rede pluvial, canaletas, desobstrução e limpeza de bocas de lobo utilizando jato de água com pressão, que varia entre baixa, alta e ultra-alta, para limpeza. Também é utilizado serviço manual para retirada de resíduos e o acúmulo de areia na rede de drenagem.

O secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, assinala que “o esforço é para agilizar a limpeza de todos os dispositivos de drenagens das ruas e avenidas dos bairros para melhorar o escoamento de águas pluviais em Imperatriz”.

Descarte de resíduos

O engenheiro civil Carlos Elpídio, chefe do setor de fiscalização de obras da Sinfra, observa que a forma incorreta de descarta os resíduos tem provocado o entupimento das bocas de lobos e causando pontos de alagamentos. A equipe de drenagem constatou o problema na Avenida Getúlio, entre as ruas Piauí e Ceará, no Centro.

“A quantidade de entulhos, lixo, material plástico e diversos outros lançados no sistema de drenagem superficial e profunda provoca a obstrução da rede de drenagem pluvial”, concluiu.

Notícias