Notícias

INCLUSÃO SOCIAL

Setembro verde reforça inclusão da Pessoa com Deficiência

Campanha visa educar, sensibilizar e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos

Publicado em: 22/09/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Setembro verde reforça inclusão da Pessoa com Deficiência

Palestra socioeducativa foi realizada no CRAS Bacuri. (Foto: Maira Soares)

No mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência (PCD), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou palestra socioeducativa com o tema: “Diga sim a inclusão social! Desconstruindo o capacitismo na sociedade". Reunião aconteceu dia 20 de setembrro, e teve como público-alvo as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Bacuri.

Campanha visa educar, sensibilizar e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Palestra educativa foi ministrada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Evandro Fernandes, que falou sobre vivências decorrentes da deficiência e a da organização das entidades de Pessoas com Deficiência na garantia de direitos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, ressaltou que a Prefeitura de Imperatriz está comprometida em desenvolver políticas e programas que promovam a inclusão social, econômica e cultural. No entanto, ele também enfatizou que o sucesso dessas iniciativas depende do engajamento de toda a sociedade, desde empresas e instituições até indivíduos em suas interações diárias.

A coordenadora do CRAS Bacuri, Andessandria Elizeu, explicou que a inclusão é um direito humano e uma responsabilidade de toda a sociedade e que não se resume apenas às políticas governamentais ou ações de um único setor. “A inclusão não é apenas um dever do governo, mas uma responsabilidade compartilhada por todos nós. É um caminho em direção a uma sociedade mais justa, diversificada e igualitária, onde todos podem prosperar e contribuir para o bem-estar coletivo”.

Notícias