Notícias

SAÚDE

Setembro Verde: Imperatriz coleta a primeira doação de córnea no Hospital Municipal e marca avanço histórico na saúde

Ação inédita reforça a importância das parcerias entre governo municipal e estadual para reduzir a fila de transplantes no Maranhão.

Publicado em: 15/09/2025 por Marcelo Nunes

Secretaria de Saúde

Setembro Verde: Imperatriz coleta a primeira doação de córnea no Hospital Municipal e marca avanço histórico na saúde

O Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) realizou a primeira coleta de córnea da unidade. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), celebrou um marco histórico na madrugada de quinta-feira (11), durante o Setembro Verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. O Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) realizou a primeira coleta de córnea da unidade, reforçando os avanços da saúde pública no município e a importância da parceria com o Governo do Estado para reduzir a fila de espera por transplantes.

Segundo dados da Central de Transplantes do Maranhão (CET-MA), em 2024 foram registradas 179 doações de córneas. Hoje, em 2025, a fila de espera permanece expressiva, com mais de 500 pacientes aguardando pelo procedimento, sendo 239 homens e 269 mulheres. Esse cenário evidencia a urgência em fortalecer ações que garantam mais acesso ao transplante e ampliem a rede de coleta.

Em Imperatriz, o procedimento de coleta é realizado pelo Hospital Municipal, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). Após a captação, a córnea é encaminhada para a Organização de Procura de Órgãos (OPO), em São Luís, onde passa por análises e preparos técnicos. Em seguida, retorna para Imperatriz, onde é transplantada em pacientes da fila, por meio da clínica credenciada Alume.

O Secretário Municipal de Saúde, Flamarion Amaral, destacou a relevância do avanço para Imperatriz e toda a região Tocantina. “É com imensa satisfação que celebramos a primeira captação de órgão no HMI. Esse é um sonho antigo, meu e de toda a região, pois agora o nosso povo não precisará mais se deslocar até São Luís para ter acesso a esse tipo de atendimento. Além disso, vamos conseguir reduzir a fila de espera aqui no Sul do Maranhão. Essa conquista é mais uma prova de que a saúde da nossa cidade está renascendo”, afirmou.

Além de ampliar a capacidade da rede, a expectativa é de que, em breve, as cirurgias de transplante também possam ser realizadas diretamente no Hospital Municipal de Imperatriz, garantindo mais agilidade e eficiência para os pacientes da região.

Segundo o médico coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), vinculado à Central Estadual de Transplantes,  esse fato foi possível, graças a atitude de grande generosidade de uma família que perdeu um ente querido, mas também é resultado de um atendimento humanizado, realizado pelas equipes da UTI do HMI e da OPO. 

“Testemunhamos um dos primeiros frutos, de uma importante parceria entre Secretaria de Estado de Saúde (SES) e (SEMUS). Sigamos trabalhando, para proporcionar ainda mais benefícios, para população de Imperatriz, da região tocantina e de todo o Maranhão”, ressaltou o médico.

 

Notícias