Serviço

Classe Feminina

Prefeitura amplia proteção à mulher

Publicado em: 03/02/2017 por William Castro

Secretaria de Políticas para Mulher

Prefeitura amplia proteção à mulher

Prefeitura amplia proteção à mulher (Foto: Linair Sousa Soares)

Para ganhar força e agilidade em defesa dos direitos e interesses da classe feminina, a  Secretaria Municipal de Políticas Para a Mulher (SMPM), dá início a uma série de articulações estratégias para o correr deste ano.

Segundo a responsável da pasta, Edna Ventura, a intenção é desenvolver projetos, ampliar programas já implantados e buscar parcerias junto a órgãos públicos, instituições e sociedade civil que auxiliem na efetivação de ações que contribuam com a defesa dos direitos das mulheres, garantia da cidadania e seu papel social.

Com cronograma já estabelecido, as “ações nos bairros” contemplam palestras e rodadas de conversas, realizadas todas as semanas, em dias específicos: terças, quartas e quintas-feiras, em associações de moradores, escolas e igrejas. Os primeiros encontros ocorrem nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.

“Queremos e vamos avançar nos projetos. Já planejamos ações que serão realizadas nos bairros, para atender as mulheres no seu espaço cotidiano. Vamos levar informações sobre todos os serviços que a Secretaria da Mulher. Além disso, estamos articulando parcerias com outras secretarias e com empresas privadas,com o objetivo de promover capacitação profissional em diversas áreas e propiciar a autonomia econômica, possibilitando a inserção no mercado de trabalho” - Informou Edna Ventura.

Atendimento– Neste início de governo, a Secretaria da Mulher manteve o atendimento normalmente, "sobretudo, aqueles ligados a coordenação de enfrentamento à violência contra a mulher. São atendimentos realizados por meio do Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM) e na Casa Abrigo, mantidos pelo tesouro municipal e vinculados a Secretaria da Mulher"- disse.

O CRAMÉ um espaço destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Oferece ações especializadas, com atendimento psicológico, jurídico, social e realiza o encaminhamento à Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência.

Já a Casa Abrigo Drª Ruth Noleto, éum espaço de acolhimento temporário, que garante proteção a mulher em situação de violência doméstica e familiar,com risco de vida para a mulher e filhos menores. Também promove ações que garantam cidadania e resgate a auto-estima. 

Serviço