Serviço

Serviço

Cerest realiza blitz educativa

Momento destaca importância do diagnóstico precoce de doenças desenvolvidas no trabalho

Publicado em: 24/02/2017 por William Castro

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Cerest realiza blitz educativa

Cerest realiza blitz educativa (Foto: Linair Sousa Soares)

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu na manhã desta sexta-feira (24), uma blitz educativa em comemoração ao Dia Mundial do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT), doenças ocasionadas por movimentos repetitivos.

Com a temática “Não Espere Acontecer, Previna-se”, durante a ação foram distribuídos milhares de panfletos e folders com informações educativas aos pedestres, motoristas e ciclistas que passavam pela Praça de Fátima e o calçadão e Imperatriz.

O fisioterapeuta Pollyeverlin Rocha, explica que a ação acontece normalmente no dia 28 de fevereiro, mas devido às festividades do carnaval foi antecipado para hoje. “Estamos trabalhando continuamente para que o número de riscos por lesões de esforços repetitivos em nossa cidade diminua, com campanhas e esclarecimentos ao trabalhador. Por isso, ressaltamos a importância do diagnóstico precoce dessas doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho”, pontua.

Segundo a fisioterapeuta Shirlene Vieira, a blitz objetiva esclarecer à população sobre a prevenção das LER/DORT. “Sabemos que a falta de informação, sobretudo trabalhadores, é a maior causa de afastamento de profissionais do mercado”, explicou.

 

LER/DORT

Lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho são síndromes que atacam os nervos, músculos, ossos, tendões, membros superiores e pescoço, causando desconforto, dores ou incômodos. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades como repetição de movimentação, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.

Serviço