Serviço

10 ANOS

Banco de Alimentos apresenta balanço de ações para parceiros e beneficiários

Mais de 300 famílias são beneficiadas toda semana. Instituições filantrópicas também recebem ajuda do Banco.

Publicado em: 10/10/2017 por Kayla Pachêco

Secretaria de Desenvolvimento Social

Banco de Alimentos apresenta balanço de ações para parceiros e beneficiários

Banco de Alimento realizou um café da manhã com parceiros e instituições (Foto: Léo Costa)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan) realizaram nesta terça-feira, 10, café da manhã para apresentar aos parceiros, colaboradores e beneficiários, as ações desenvolvidas em 2017 pelo Banco de Alimentos de Imperatriz.

Participaram do encontro a primeira dama, Janaina Ramos, vice-prefeito Alex Rocha, secretários Fátima Avelino (Desenvolvimento Social) e Marlon Moura (Governo), superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Katiana Sá e a coordenadora do Banco de Alimentos, Arivânia Matias.

Representando o prefeito Assis Ramos, a primeira-dama, Janaina Ramos, aproveitou para destacar a importância das instituições públicas e privadas nas ações de combate à fome. “A união entre público e o privado é fundamental para combater o desperdício de alimentos, promover a segurança alimentar e nutricional e valorizar as familiar que dependem desse trabalho social”, destacou Janaina Ramos.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Fátima Avelino, enfatizou sobre a missão do Banco é de seus parceiros de estimular o melhor aproveitamento e a redução do desperdício de alimentos, buscando promover a circulação e o abastecimento alimentar, garantindo o Direito Humano à Alimentação Adequada. “O programa atua contando com o espírito de solidariedade dos nossos parceiros, com a participação de um pouquinho de cada um, para resolver um problema de tamanha amplitude social, conhecido hoje como o maior flagelo da humanidade, a fome”, ressaltou.

Para a coordenadora do Banco de Alimentos, Arivânia Matias, o trabalho do programa é eficaz devido as parcerias. “Esse momento serviu para mostrarmos aos nossos parceiros a importância deles no projeto e o destino dos alimentos que são doados para o programa. É uma forma de trabalharmos com clareza como determina o prefeito Assis Ramos”, salientou Arivânia Matias.

TRABALHO - O Banco de Alimentos é uma estrutura física que oferta o serviço de captação e recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados. “Graças a Prefeitura e os parceiros do Banco de Alimentos, podemos proporcionar as crianças e idosos que participam do projeto uma alimentação de qualidade”, ressaltou Naldo Belone – coordenador do Projeto Social Batuk.

A distribuição dos produtos é feita às entidades de assistência social, filantrópicas, e projetos assistenciais do município. O banco também monta kits com variedade de alimentos que suprem as necessidades semanais de 345 famílias cadastradas.

“Para nós é motivo de alegria. Graças ao programa podemos ter em nossa mesa alimentação de qualidade”, falou a aposentada Maria José Siqueira Cruz, 68, moradora da Vila Lobão.Somente de abril a setembro deste ano, 2.465 famílias já foram atendidas pelo Banco de Alimentos.

De acordo com o empresário Raimundo Bastos de Mesquita, diretor da Frio Bom, distribuidora de frios e laticínios, “além de evitar o desperdício de alimentos. Essa parceria é de grande relevância por que proporciona as famílias mais humildes da cidade o acesso a alimentação de qualidade”, ressaltou Raimundo Bastos.

A representante do Grupo Mateus, Raimunda Almeida, coordenadora do Projeto Social da rede de supermercado, “Abraçando Vidas”, destacou que “o Grupo Mateus dá um foco maior ao Banco de Alimentos pelo fato dos produtos serem bem distribuídos às instituições e as famílias de baixa renda”, disse.

Além dos parceiros, o Banco de Alimentos também conta com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. O PAA é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Serviço