Notícias

SAÚDE

Semana do Bebê reforça a importância do investimento na primeira infância

Objetivo é fortalecer ações relacionadas ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança no município

Publicado em: 01/09/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Semana do Bebê reforça a importância do investimento na primeira infância

Programação encerrou nesta sexta-feira (1), na UFMA, Centro. (Foto: Maira Soares)

A programação da Semana do Bebê, iniciada em 28 de agosto, encerrou nesta sexta-feira (01), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro, com palestra temática sobre, “A primeira infância em primeiro lugar” e com a entrega da faixa ao Bebê Prefeito. Encontro realizado pelo Selo Unicef em parceria com o Programa Criança Feliz (PCF), é uma continuidade das ações realizadas em agosto, instituído pela Lei n. 14.617/2023, como o mês da primeira infância e visa, fortalecer o debate sobre a importância do investimento das políticas sociais para a primeira infância, período que compreende entre 0 a 6 anos.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, explicou que a Semana do Bebê tem como objetivo fortalecer ações relacionadas ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança no município. Isso abrange áreas como saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. Durante a semana, foram realizadas diversas atividades, incluindo palestras, rodas de conversa, orientações de saúde e serviços voltados para crianças, suas famílias e profissionais da Prefeitura.

Mikaelly Santos, articuladora do Selo Unicef ​​e do Programa Prefeito Amigo da Criança, enfatizou a importância do “Bebê Prefeito” como símbolo da responsabilidade de destacar políticas sociais e o compromisso das mães com as crianças na primeira infância. “A mãe do Miguel Oliveira acompanhou todas as regulamentações legais, incluindo cuidados de saúde e acompanhamentos periódicos na UBS do Santa Rita. Rogério Avelino foi escolhido como padrinho, em reconhecimento ao seu comprometimento com essa causa”.

A capacitação não se limita apenas as mães, mas para os servidores responsáveis pelas visitações das famílias, como pontua Mikaelly Santos. “As palestras realizadas são cruciais para as mães, pois ajudam a repassar ensinamentos importantes, uma vez que os visitantes não podem estar presentes 24 horas por dia com as crianças”.

A coordenadora do Programa Criança Feliz (PCF), Patrícia Oliveira, explicou que no mês de agosto, os trabalhos são intensivos sobre a importância da primeira infância que encerrou com a programação da Semana do Bebê. “Em agosto, o Programa Criança Feliz concentra esforços na conscientização sobre a importância da primeira infância. Durante a Semana do Bebê, foram realizadas diversas ações e palestras que enfatizaram a importância do pré-natal, do leite materno desde o início da gravidez até os 6 meses de idade”.

A assistente terapêutica, Erika Poliane, direcionou para as servidoras a palestra direcionada sobre os transtornes do desenvolvimento, abordando o autismo, ressaltado a importância de brincar, a importância do lúdico com todas as crianças, principalmente as com autismo. “A brincadeira desempenha um papel fundamental no aprendizado das crianças, fazendo parte do seu desenvolvimento, pois através das brincadeiras é que as crianças aprendem. Como adultos e mediadores, devemos estar atentos ao desenvolvimento infantil e oferecer oportunidades para que eles aprendam através do brincar”.

Nos dias 28 a 30 de agosto a programação foi realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia, Santa Rita, Bacuri, Cafeteira, Bom Jesus e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro Novo, com enfoque sobre a importância do pré-natal e a amamentação. Momento contou com a presença da Mobilizadora da saúde do Selo Unicef, Ariana Ferreira, e Equipe Baby Care da Unimed, que ensinou através de moldes, o cuidado e a importância do aleitamento materno. Outro tema abordado, foi a roda de conversa com as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sobre a prevenção da Violência na Primeira Infância, que contou com a participação da conselheira tutelar, Hayde Dayanne.

Notícias