INCLUSÃO SOCIAL
"SEDES tá na Área" atende moradores da região do Bom Jesus
Bairros como Dom Afonso, Vila União, Cidade Nova, Jackson Lago, Boa Esperança, Jerusalém e adjacências foram contemplados
Publicado em: 28/09/2023 por Kalyne Cunha
Nesta quinta-feira (28), a ação comunitária "SEDES tá na Área" foi realizada na Igreja Assembleia de Deus, da Cidade Nova, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Vision Med, Equatorial Energia, Unisulma, SENAC, Projeto Mães e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo da ação foi promover a descentralização e o acesso facilitado à política de Assistência Social da Proteção Básica às famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) residentes no território de abrangência do CRAS Bom Jesus.
Serviços ofertados
CadÚnico (consulta e atualização do Número de Identificação Social (NIS), folha resumo, carteira do idoso, cadastro ID-Jovem;
Atendimento Socioassistencial (Equipe Técnica - psicóloga e Assistente Social (CRAS);
Inscrição no Tarifa Social de Energia (Equatorial);
Atividades recreativas (Programa Criança Feliz e Selo Unicef);
Teste rápido (Unidade Básica de Saúde Bom Jesus);
Consulta de vista (Vision Med);
Corte de cabelo masculino e barbearia (SENAC);
Terapias Integrativas Anamnese facial, argiloterapia (Unisulma);
Aferição de pressão arterial e orientações (UFMA).
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, explica que ação auxilia ainda mais a comunidade em situação de vulnerabilidade social. “Além de levar os serviços de assistência social para locais de difícil acesso, atendemos demandas específicas da população de cada região. Contribuindo, assim, para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania, já que a comunidade pode acessar serviços socioassistenciais, como orientação e encaminhamento para serviços de saúde, educação, emprego e renda, além de outras ações de proteção social”.
Wita Costa, presidente do Projeto Mães, falou da parceria com a Sedes para contemplar as 328 mulheres do projeto, que também são mães assistidas pelo PAIF. “A região do Bom Jesus é formada por diversos bairros como Dom Afonso, Vila União, Cidade Nova, Jackson Lago, Boa Esperança, Jerusalém e adjacências que são famílias de vulnerabilidade social extrema. Um dos objetivos da ação é ofertar uma melhor assistência para essa região, facilitando o acesso da população aos serviços ofertados pelo CRAS”.
A coordenadora do CRAS Bom Jesus, Rosimere Alves, relatou que a ação abrangeu o território do Bom Jesus, com a participação ativa da população, especialmente aqueles que residem mais distantes do CRAS e não têm acesso a transporte ou possuem dificuldades de mobilidade.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, enfatizou que ação “comunitária visa prevenir os riscos sociais, fortalecer a matricialidade sociofamiliar e promover autonomia comunitária e Social das famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”.