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ADEQUAÇÃO

Seac divulga ações dos primeiros seis meses com gestão pública mais moderna, técnica e integrada em Imperatriz

Criada em 2025, a secretaria atua ao lado das demais pastas para garantir conformidade, monitoramento e profissionalismo na gestão municipal

Publicado em: 08/08/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Seac divulga ações dos primeiros seis meses com gestão pública mais moderna, técnica e integrada em Imperatriz

A Seac tem promovido a integração entre as secretarias e priorizado a informatização dos processos para elevar a eficiência da administração municipal. (Foto: Matheus Lima)

A Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade (Seac), da Prefeitura de Imperatriz, divulgou o balanço dos seus primeiros seis meses de atividades realizadas na cidade. Criada em 2025, no início da atual gestão, a pasta tem como objetivo fortalecer a qualidade da gestão pública; atuar junto às demais secretarias, acompanhando e orientando sobre a conformidade legal das ações; além de propor adequações e melhorias nos processos internos da administração pública municipal.

Sob o comando da primeira-dama do município, Perla Amaral, servidora de carreira na área da saúde e com formação acadêmica e experiência na gestão pública, a Seac já executou uma série de ações estratégicas que vão desde a fiscalização da transparência institucional até a presença em visitas técnicas e participação em eventos sociais, jurídicos e educacionais. “O intuito da Seac é justamente protagonizar uma aproximação técnica e responsável entre o gabinete do prefeito e as demais secretarias. Monitoramos, orientamos e buscamos modernizar a gestão, com foco em indicadores e resultados”.

Segundo Perla Amaral, o primeiro semestre foi dedicado a organizar a nova estrutura da prefeitura, diante dos desafios encontrados, como escolas com estrutura precária, profissionais desmotivados e deficiência na informatização dos processos. A Seac tem a missão de implantar uma gestão pública informatizada e baseada em dados, com monitoramento em tempo real e metas claras para cada secretaria.

Entre as ações realizadas pela secretaria nos primeiros seis meses de atuação, destacam-se: a fiscalização da transparência do site oficial da prefeitura; a verificação da conformidade de portarias com decretos municipais; o apoio à adequação das secretarias às normas legais e de transparência pública; a participação em reuniões com o Ministério Público e o Judiciário; acompanhamento de visitas técnicas às escolas municipais, para garantir infraestrutura e funcionamento adequados.

Além da atuação técnica, a Seac tem buscado estar próxima da população, acompanhando projetos de impacto social como o Ruas de Lazer, que promove integração comunitária, prática esportiva e bem-estar dos participantes. “É impossível falar em saúde sem oferecer meios para a população se cuidar. Nosso trabalho também é garantir que esses programas tenham continuidade, planejamento e bons resultados. A gestão está realizando também a revitalização das praças, com a implantação de quadras de areia, atendendo a demanda da comunidade”, reforça a secretária.

Outro ponto central da atuação da secretaria é o planejamento dos próximos anos da gestão municipal, com a construção de um novo Plano Plurianual (PPA), mais alinhado com as necessidades reais da cidade. “Agora, com base nos dados coletados nesse semestre, vamos traçar onde queremos chegar ao fim dos quatro anos. É pensar em geração de emprego, redução das desigualdades, melhoria dos índices de saúde, educação e infraestrutura”, finaliza Perla.


 

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