Saúde Mental

SAÚDE

Imperatriz inicia campanha pela valorização da vida e prevenção ao suicídio

A mobilização visa fortalecer os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores e população em geral

Publicado em: 01/09/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Imperatriz inicia campanha pela valorização da vida e prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo objetiva identificar problemas culturais, biológicos, psicológicos e sociais para cuidar de pessoas, conforme suas especificidades. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou a Campanha Setembro Amarelo, nesta quinta-feira (01), com uma solenidade na Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com o tema, “A Vida Devia ser Bem Melhor, e Será”, a mobilização visa fortalecer a valorização da vida, trazer informações de prevenção e cuidados com a saúde dos trabalhadores e população em geral.

O Setembro Amarelo objetiva ainda identificar problemas culturais, biológicos, psicológicos e sociais para cuidar de pessoas, conforme suas especificidades. “Importante destacar que esse mês as ações são fortalecidas, mas o trabalho ocorre durante todo o ano, com a nossa Rede de Saúde Mental mantida pelo Município”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Durante todo o mês de setembro serão realizadas atividades em instituições de ensino, empresas, ambientes de saúde e outros, para cuidados de valorização da vida, além do Pedal Amarelo. “Nós temos a missão de entender a dor do outro, a essência dele, o que levou a pessoa a adoecer, afinal a saúde mental não sai nos exames de imagens e não tem um botão de liga e desliga a qualquer momento”, pontua Alberto Clézio, coordenador da Saúde Mental.

“Suporte em saúde mental reflete na sociedade como um todo, na qualidade de vida, por isso importante essas ações não só este mês, mas durante o ano”, comenta a psiquiatra da rede municipal, Giovana Queiroz.

A médica explica ainda que “é essencial exercer o autoconhecimento, buscar ajuda profissional mesmo sem se sentir que esteja em adoecimento, pois nas sessões você tem mais consciência de si, desta forma identificando sinais. Lembrando que qualquer um de nós, está sujeito ao adoecimento”, pontua.

Sobre os sinais, a profissional alerta para perda do prazer nas atividades cotidianas, vontade de não interagir ou se isolar, irritação, sentir que a vida está perdendo o sentido e outros, está na hora de buscar ajuda.

Em Imperatriz, a Prefeitura mantém uma Rede de Saúde Mental, com dispositivos para atendimento à população a respeito dos transtornos mentais. “Nós temos o CAPS Infanto — Juvenil, CAPS Álcool e Drogas, CAPS III Renascer e Ambulatório de Saúde Mental. A gestão do Prefeito Assis Ramos tem esse olhar assertivo sobre a rede”, elenca Alcemir Costa.

Saúde Mental