Notícias

CIDADANIA

Questão de concurso: quais são os símbolos oficiais de Imperatriz?

Os dispositivos são definidos por lei e devem ser ostentados com respeito

Publicado em: 09/11/2022 por Ariel Rocha

Questão de concurso: quais são os símbolos oficiais de Imperatriz?

Os símbolos fazem parte da história de Imperatriz e representam a identidade do povo no município. (Foto: Edmara Silva)

Caso caísse na sua prova uma questão relacionada aos símbolos oficiais do seu município, você saberia responder? Se a resposta é não, saiba que os símbolos oficiais de Imperatriz são a bandeira, o brasão, o hino e a chave da cidade. “Além de conhecer os símbolos oficiais do nosso Município, precisamos ostentá-los com respeito. Eles representam nossa identidade como povo imperatrizense”, explica o prefeito Assis Ramos.

Os três primeiros símbolos, que são a bandeira, o brasão e hino, foram estabelecidos pela Lei Municipal n.º 346 de 1985. Sobre a bandeira de Imperatriz, ela foi criada e desenhada pelo pintor Etevaldo Moreno de Araújo. O idealizador foi o vencedor do concurso para a criação da bandeira oficial em 1972, no qual Etevaldo ficou em primeiro lugar entre 61 outros candidatos que disputavam na competição para definir esse símbolo da cidade.

A bandeira mede 1,60 m de largura por 1,12 m de altura, correspondendo a 1.792 cm². A faixa mais acima é de cor amarela e simboliza as riquezas do município - principalmente o arroz na época, que tem a casca amarelada. Já a faixa central branca quer lembrar a paz, harmonia e concórdia. Por sua vez, a faixa inferior verde representa as matas da região, época que eram abundantes.

O triângulo azul significa os três conjuntos das “forças vivas” do município: agricultura e pecuária, comércio e indústria; e educação e cultura. Uma curiosidade é que a coroa simboliza o caráter nobre e de majestade da realeza imperial, aspectos evocados pelo nome “Imperatriz”, que veio do título de dona Teresa Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II.

Obrigatoriamente, a bandeira deve ser hasteada em dias de festas ou de luto municipal. São considerados desrespeitos sua exposição em mal estado de conservação; mudar sua forma, cores, proporções e inserir inscrições; usá-la como vestimenta ou revestimento de tribuna, guarnições de móveis, pano de boca ou reposteiros; e reproduzi-la em produtos destinados à venda ou a qualquer tipo de propaganda.

O Brasão de Armas de Imperatriz foi idealizado pelo pintor Antonio Carlos da Silva. As simbologias do dispositivo fazem referências às riquezas locais; à majestade e nobreza sugeridas pelo nome Imperatriz; às riquezas vegetais. Também ao crescimento sem conflitos da cidade, representado pela expressão “Paz e Progresso”. Seu uso é obrigatório na Prefeitura, na Câmara de Vereadores e nos papéis oficiais dos poderes Executivo e Legislativo (documentos, papel de correspondências, convites e publicações oficiais).

Já o hino de Imperatriz, deve ser executado em continência à bandeira, ao Prefeito e à Câmara Municipal devidamente reunida; também na ocasião do hasteamento ou arriamento da bandeira. Mas, se pedissem para você cantar o hino de Imperatriz, saberia fazê-lo sem erros? Sobre a letra e a música, elas foram compostas pelo ex-prefeito do município José de Ribamar Fiquene, com a instrumentação do Maestro Moisés. Confira a letra completa e treine para quando precisar:

 

Imperatriz crescente

Com os matizes do progresso

Tens história imponente

Pelo valor de teu sucesso

 

Com vibração de um ideal

Apresentas dever da mocidade

Com estrutura sem igual

Avultas porvir e lealdade

 

Imperatriz crescente

Com os matizes do progresso

Tens história imponente

Pelo valor de teu sucesso

 

Tens constante riqueza

Do trabalho de filho e irmão

Contemplam tua beleza

Que cintila os céus do Maranhão

 

Imperatriz crescente

Com os matizes do progresso

Tens história imponente

Pelo valor de teu sucesso

 

Sobre o último símbolo, a chave da cidade de Imperatriz foi inserida como oficial pela Lei 1389 de 2010. Ela deve ser utilizada pelo Poder Executivo, pelo Poder Legislativo e pela sociedade civil organizada em solenidades de interesse público. Deve ser usada para homenagear a recepção de autoridades e cidadãos comuns por mérito, que estejam de visita à cidade.

Notícias