Notícias

MAIS SEGURANÇA

Programação da Semana Nacional de Trânsito abre com foco na prevenção de acidentes

As atividades seguem até o dia 29 de setembro

Publicado em: 18/09/2023 por João Rodrigues

Superintendência de Trânsito

Programação da Semana Nacional de Trânsito abre com foco na prevenção de acidentes

Evento pautou a importância da educação para melhorar o conhecimento e desempenho de condutores e pedestres (Foto: Edmara Silva)

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira(18), pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), a Semana Nacional de Trânsito, que visa conscientizar a sociedade pela criação de ambiente favorável a valorização da vida, desenvolvimento de valores e obediência às leis de trânsito. Promovida pela Prefeitura, por meio da Setran, a programação tem a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a empresa VLI.

Presente no evento, o prefeito Assis Ramos ressaltou que a Semana Nacional de Trânsito traz um alerta sobre a importância da educação para a redução de acidentes em ruas e avenidas. A educação, segundo ele, é ponto fundamental para a transformação da sociedade e a redução no número de sinistros.

“Todos os anos a gente realiza este momento de conscientização. É um momento simbólico, mas na realidade a luta para diminuir os acidentes de trânsito, para reeducar a população, acontece durante todo o ano e tem trazido efeitos positivos”, destacou Assis Ramos.

A valorização de agentes de trânsito, o uso da tecnologia com o videomonitoramento que possibilita a identificação, punição dos infratores e a educação para o trânsito são pontos que o gestor apontou como fundamentais para provocar uma redução no número de acidentes em Imperatriz.

“Sabemos que diminuiu 30% o índice de acidentes em Imperatriz e a vontade nossa é que esse número de acidentes diminua mais ainda e isso só acontece com ações desta natureza, não só com a fiscalização de agentes e o videomonitoramento, mas com a Educação. Só com a Educação vamos fazer com que nosso povo perceba que é importante obedecer às regras de trânsito”, conclui Assis.

O titular da Setran, Leandro Braga fez questão de enfatizar que o evento foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito e o Município de Imperatriz sempre realiza ações nesse período como complemento de ações já realizadas durante todo o ano pelo Departamento de Educação para o Trânsito (DET) nas escolas.

Em discurso de abertura da Semana, Leandro Braga destacou o trabalho dos agentes de trânsito e do Departamento de Educação para o Trânsito, coordenado por Terezinha Miranda entre outras ações.

Parceria entre Município e Estado 

A diretora da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Jamaica Araújo, esteve presente ao evento, juntamente com alguns servidores, ocasião em que destacou a importante parceria com a Prefeitura nas ações educativas.

A deputada estadual Janaína Ramos defendeu durante participação no evento que mais municípios, a exemplo de Imperatriz, tenham o trânsito municipalizado.

“Como parlamentar, deputada estadual, venho aqui prestigiar a abertura deste evento realizado em parceria da Prefeitura Municipal de Imperatriz com o Governo do Estado e todos os órgãos que trabalham com fiscalização, conscientização e educação na cidade e nós lá na Assembleia estaremos levando propostas no mesmo sentido de municipalizar o trânsito no Maranhão para que ações como esta também ocorram em municípios pequenos aqui de nossa Região Tocantina e de todo o Maranhão”, defendeu Janaina.

Municipalização do trânsito 

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda disse durante o evento que um dos pontos fundamentais para a redução de acidentes de trânsito é a ampliação da municipalização do trânsito.

“Nosso foco é educar, agora eu queria alertar a questão dos acidentes. As pessoas falam muito dos acidentes, mas hoje temos no Brasil 5.568 municípios onde apenas 22% tem o trânsito municipalizado e no Maranhão dos 217 municípios apenas 51 tem trânsito municipalizado e muitos deles não fazem a educação para o trânsito no cotidiano” observou a coordenadora. Segundo ela, nos municípios sem trânsito municipalizado, as ações costumam ser de forma esporádica no “Maio Amarelo” e na “Semana Nacional de Trânsito”, quando o ideal seria o ano inteiro, como faz o Município de Imperatriz.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão disse que a parceria entre Município e Estado é muito importante visando a redução de acidentes. Ele disse que a abordagem do tema de forma educativa tem efeitos muito positivos e certamente vai ajudar o Município e o Estado a diminuírem os acidentes de trânsito a médio e longo prazo, um benefício para toda a sociedade.

Também participaram da solenidade de abertura da Semana, o vereador Roberto Sousa, o Roberto da Estrada do Arroz, representando a Câmara Municipal, o vice-prefeito Alcemir Costa, um representante da VLI e os secretários Rosa Arruda (Meio Ambiente), Paulinho Lobão (Fundação Cultural) e Alex Silva (Administração).

Programação de abertura

Um grupo de estudantes das séries iniciais da Escola Paulo Freire realizou uma apresentação. Sob a orientação de uma professora, e com cartazes com frases de impacto sobre acidentes de trânsito, eles cantaram e representaram uma música sobre direção defensiva.

Outro grupo tomou o palco de cartazes com alerta sobre os perigos de acidentes e suas consequências. O auditório do anfiteatro da Escola Paulo Freire ficou lotado de estudantes que participaram ativamente da programação que pelo calendário nacional ocorre de 18 a 25 de setembro, mas em Imperatriz, devido à grande demanda de atividades, se estenderá até o dia 29.

Notícias